Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorTavares, Danielle Riella Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2014-09-17T02:11:51Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103319pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tematiza possibilidades educativas de oficina pedagógica de produção de cinema na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quanto à especificidade da EJA, valese dos apontamentos de Álvaro Vieira Pinto (2010), e do parecer 05/2000, sobre diretrizes curriculares da EJA (BRASIL, 2000). Compreende-se por cinema, o processo de realização de conteúdo audiovisual que utiliza linguagem própria, envolvendo formas de expressão verbais, imagéticas, entre outras, (GERBASI, 2012). Sobre a importância pedagógica do cinema em Educação, além de Gerbasi, trazemos os apontamentos de Moran (1995) e Fischer (2007; 2009), entre outros. Problematizam-se sentidos produzidos pelos alunos sobre sua participação e aprendizagens na oficina em estudo. Tem-se por hipótese que a participação em oficinas culturais voltadas à criação em cinema fomentaria produções de sentido e aprendizagens, que poderiam ser evidenciadas através das falas dos alunos. Para fins de análise, as falas dos estudantes são dimensionadas como enunciados, conforme Bakthin (1997). A pesquisa tem caráter qualitativo, conforme Martins (2004), configurando-se como estudo de caso (MAZZOTTI, 2006). Tem como instrumentos a observação participante (MARTINS, 2004), e as entrevistas compreensivas (ZAGO, 2003). Os resultados trazem indícios de que a oficina tem promovido autoria e aprendizagens com relação a, entre outros aspectos, reflexões sobre histórias de vida, trabalho coletivo e aprendizagens com o processo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectConstrução de sentidopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleOficina de cinema como possibilidade educativa na educação de jovens e adultos : produção de sentidos e aprendizagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000936220pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples