Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Manoela Cristina Sfalcin dapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-17T02:11:51Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103320pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivos realizar uma reflexão sobre as representações que os estudantes fazem sobre o tema da história da África e dos afrodescendentes. Além do mais, pretende-se realizar uma análise sobre as possibilidades do ensino da história da África e dos Afrodescendentes. A partir das experiências ocorridas no estágio de docência, numa turma do 4º Ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública federal de Porto Alegre, o estudo ficou acerca das possibilidades de se ensinar a história da África e dos Afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fora realizado um breve levantamento histórico sobre o ensino de história no Brasil, tendo ele, a sua intencionalidade modificada de acordo com o período histórico em que estava inserido (MATHIAS, 2011) e sobre a importância de ensinar a África em sua totalidade, tentando nos aproximar ao máximo das perspectivas que os Africanos imprimiram na sua própria história (LIMA, 2012). O trabalha se baseia principalmente no conceito de Representação, a partir dos estudos de Roger Chartier. Para o autor as representações dizem respeito aos modos de ver e de construir leituras sobre o mundo que as sociedades constroem, limitados pelo momento histórico no qual vivem. A partir dos estudos realizados, notou-se a importância de aprender a história do local onde se vive, pois ela é fundamental para o conhecimento e a construção da própria identidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAfrodescendentept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.title"Queriam conhecer novas tribos, em busca de comida eles encontraram o Brasil” : o ensino da história da África e dos afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000936964pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples