"Queriam conhecer novas tribos, em busca de comida eles encontraram o Brasil” : o ensino da história da África e dos afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Manoela Cristina Sfalcin da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-17T02:11:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/103320 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivos realizar uma reflexão sobre as representações que os estudantes fazem sobre o tema da história da África e dos afrodescendentes. Além do mais, pretende-se realizar uma análise sobre as possibilidades do ensino da história da África e dos Afrodescendentes. A partir das experiências ocorridas no estágio de docência, numa turma do 4º Ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública federal de Porto Alegre, o estudo ficou acerca das possibilidades de se ensinar a história da África e dos Afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fora realizado um breve levantamento histórico sobre o ensino de história no Brasil, tendo ele, a sua intencionalidade modificada de acordo com o período histórico em que estava inserido (MATHIAS, 2011) e sobre a importância de ensinar a África em sua totalidade, tentando nos aproximar ao máximo das perspectivas que os Africanos imprimiram na sua própria história (LIMA, 2012). O trabalha se baseia principalmente no conceito de Representação, a partir dos estudos de Roger Chartier. Para o autor as representações dizem respeito aos modos de ver e de construir leituras sobre o mundo que as sociedades constroem, limitados pelo momento histórico no qual vivem. A partir dos estudos realizados, notou-se a importância de aprender a história do local onde se vive, pois ela é fundamental para o conhecimento e a construção da própria identidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Afrodescendente | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | África | pt_BR |
dc.title | "Queriam conhecer novas tribos, em busca de comida eles encontraram o Brasil” : o ensino da história da África e dos afrodescendentes nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000936964 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)