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Um cachorro na agência : estudo de caso do mascote da agência Bistrô e sua comunicação institucional

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Um cachorro na agência : estudo de caso do mascote da agência Bistrô e sua comunicação institucional

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Título Um cachorro na agência : estudo de caso do mascote da agência Bistrô e sua comunicação institucional
Autor Silva, Guilherme Valim
Orientador Kowarick, Adriana Coelho Borges
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Agência de publicidade
Comunicação institucional
[en] Advertising agency
[en] Bistro agency
[en] Brand building
[en] Mascot
[en] Sir woffles
Resumo O presente trabalho visa conhecer a história da Agência Bistrô e a sua relação com um cachorro usado como mascote. Além disso, este documento se propõe a entender como a construção de marca da Agência é sustentada, quando baseada no uso do mascote como elemento institucional. Através de fundamentação teórica e técnicas metodológicas, é feita a análise dos materiais gráficos da Agência e de entrevistas recolhidas para o sucesso do estudo de caso. Com isso é possível discutir como a Agência Bistrô obteve sucesso com a adoção desse ícone de reconhecimento, tanto no relacionamento interno, como no relacionamento externo da Agência. Por fim talvez possa ser criada uma nova forma de pensar o conceito do mascote ‘real’ frente à comunicação de uma instituição.
Abstract This study seeks to know the history of Bistro Agency and its relationship with a dog used as a mascot. Furthermore, this document proposes to understand how the Agency brand building is sustained when based on the use of the mascot as an institutional element. Trough theoretical foundation and methodological techniques, an analysis of graphical materials of the Agency is made and interviews for the success of the case study are collected. Thereby it is possible to discuss how the Bistro Agency was successful in adopting this icon recognition, in both internal as in the external relations of the Agency. Finally, a new way of thinking about the concept of ‘real’ mascot front of a communication of an institution can be created.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103454
Arquivos Descrição Formato
000934489.pdf (1.745Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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