Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-26T02:11:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103870pt_BR
dc.description.abstractA base teórica de um curso online de língua adicional, bem como sua metodologia de ensino, seus materiais didáticos, ambientes virtuais e ferramentas online, são geralmente definidos e criados antes do início do curso ou da realização de atividades durante o curso. Quando o curso inicia, professores e alunos são inevitavelmente impelidos a lidar com tarefas pedagógicas e espaços virtuais criados ou escolhidos previamente, podendo ocasionar tensões de diferentes naturezas entre o design do curso, o andamento do curso e os seus participantes. A presente pesquisa tem como objetivos (a) analisar imbricamentos entre o design de um curso online e as atividades realizadas durante o curso e (b) analisar modos locais de atualização dos conceitos de participação colaborativa e gênero do discurso tanto no design quanto nas atividades pedagógicas realizadas em um curso a distância. Para tal, analisamos dados gerados nas duas primeiras edições (oferecidas em 2011) do CEPI-Português/UFRGS, um curso online de Português como Língua Adicional (PLA) desenhado especificamente para intercambistas que estudarão na UFRGS, e realizado via internet por aproximadamente 8 semanas, antes de os estudantes viajarem para Porto Alegre. As análises destacam a natureza descritiva de tarefas como planos, instruções para ações situadas, como objetos discursivos em relação aos quais os participantes são convidados a agir responsivamente pela realização de atividades situadas. Além disso, destaca a fragilidade de se pressupor, como professor, uma cognição socialmente compartilhada sobre (a) as tarefas e (b) o construto teórico subjacente ao curso e aos métodos de ensino. Ao final, levantamos implicações para a formação de professores de línguas adicionais no que tange à elaboração de tarefas pedagógicas e ao empreendimento de práticas pedagógicas para ensino de línguas adicionais em ambientes digitais.pt_BR
dc.description.abstractThe theoretical basis of an online additional language course and its teaching methodology, learning materials, virtual environments and tools are generally conceived or chosen before the course starts or previous to the course ongoing activities. When the course starts, teachers and students are compelled to deal with pedagogical tasks and virtual spaces created or chosen beforehand, which may cause different tensions among the course design, its development, and the participants. This research aims at (a) examining interconnections between the design of an online course and the activities undertaken during the course and (b) analyzing how the concepts of collaborative participation and discourse genres are locally put into action in both course design and in the pedagogical activities performed throughout the online course. We analyzed data generated in the first two editions (offered in 2011) of CEPI-Portuguese/UFRGS, an online Portuguese as an Additional Language (PLA) course designed specifically for exchange students who will study at the Federal University of Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brazil), and taught via internet during approximately eight weeks, prior to their traveling to Porto Alegre. The analyzes highlight the descriptive nature of pedagogical tasks as plans, instructions for situated actions, as discursive objects to which participants are asked to respond through their participation in situated activities. The analyzes also emphasize the problem of assuming a socially shared cognition about (a) the pedagogical tasks and (b) the theoretical construct that underlies the course and the teaching methods. We present implications for teacher education concerning task design and the development of teaching practices specifically for additional language teaching in digital environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational designen
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectTasken
dc.subjectSociolingüísticapt_BR
dc.subjectActivityen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCollaborationen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectComputer-mediated interactionen
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectAmbiente educacionalpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleRelações entre design educacional, atividade e ensino de português como língua adicional em ambientes digitaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000921707pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples