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dc.contributor.advisorMaffioletti, Leda de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorRasslan, Simone Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2014-10-11T02:11:54Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104492pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende compreender os modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical. O material empírico desta pesquisa são as narrativas dos profissionais das artes cênicas que executam vocal e instrumentalmente as trilhas sonoras de seus espetáculos ao vivo. Foram obtidas, por meio de entrevistas, narrativas individuais com dois participantes e uma entrevista coletiva de seu grupo de trabalho. A abordagem teórica apoia-se nos fundamentos da pesquisa narrativa, principalmente no aporte de Jerome Bruner (2002; 2000) e nos estudos sobre discurso, saber e sujeito de Michel Foucault. A análise dos dados foi realizada com uma inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana, que entende o discurso como prática radicalmente histórica, inseparável das relações de poder, da produção de saber e da produção de sujeitos e subjetividades. As reflexões deste estudo permitiram compreender que a constituição musical do ator é condição inevitável para sua prática profissional; igualmente, que a subjetividade inscrita na apropriação da experiência musical, ao longo da vida, ocorre como cuidado de si e prática de si, e se torna fundamental para o aperfeiçoamento do ofício do ator e para a constituição de si mesmo.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to understand the modes of subjectivation through actors become subjects of their musical practice. The research’s empirical material is the narratives of the drama professionals who perform their plays’ soundtracks in live by using voice and instruments. Narratives were collected through individual narrative interviews with two participants and a collective interview with their work group. The theoretical approach is narrative inquiry fundamentals, particularly Jerome Bruner (2002; 2000) contribution and Michel Foucault studies of discourse, knowledge and subject. The data analysis was inspired by the foucauldian archaeological perspective, that considers discourse as a radically historic practice, inseparable of power relationship, knowledge production and production of subjects and subjectivities. Reflections from this study allowed comprehending that actor musical constitution is inescapable condition for his professional practice; that subjectivity registered in the musical experience appropriation along the life takes place like care of the self and practice of the self, and it becomes fundamental for the actor’s craft improvement and selfconstitution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstitution of the selfen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTheatrical educationen
dc.titleO sujeito-ator e a música na constituição de si : uma perspectiva narrativo – biográficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.identifier.nrb000940044pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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