Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, José Otávio Catafesto dept_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Leonardo Garciapt_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:17:02Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105109pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva problematizar acerca da crescente presença de estudantes indígenas em universidades brasileiras, tendo como principal enfoque para essa análise a situação vivenciada na UFRGS onde esse processo passa a se acentuado pela aplicação de políticas de Ações Afirmativas a partir do ano de 2008. Essa análise é então contextualizada com as lutas dos povos indígena por inclusão no ensino superior. Tal temático é então pensada a partir das ideias de Marshall Sahlins de “indigenização da modernidade”. Trata-se de uma reflexão antropológica estimulada pala perspectiva pós-estruturalista. O trabalho esta amparado em uma pesquisa ampla sobre o tema e um trabalho de campo produzido e exposto enquanto “alegoria etnográfica” tal como argumentado por James Clifford.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss about the growing presence of Indian students in Brazilian universities, with the main focus for this analysis the situation experienced in UFRGS where this process shall be marked by the implementation of policies of Affirmative Action from 2008. This analysis is then contextualized with the claims of indigenous peoples for inclusion in university education. This theme is then considered from the ideas of Marshall Sahlins of "indigenization of modernity". This is an anthropological reflection stimulated by the prospect poststructuralist. The work is supported in a comprehensive survey on the topic and fieldwork produced and exposed as "ethnographic allegory" as argued by Clifford James.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIndigenous and higher educationen
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectIndian students at UFRGSen
dc.subject"Indigenization of modernity"en
dc.subjectEstudantes indígenaspt_BR
dc.subjectEthnographic allegoryen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectindigenização da modernidadept_BR
dc.subjectAlegoria etnográficapt_BR
dc.title"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000940600pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples