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A baixa qualidade da educação no Brasil : quais fatores determinantes que interferem neste problema? : qual podemos priorizar para uma ação efetiva?

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A baixa qualidade da educação no Brasil : quais fatores determinantes que interferem neste problema? : qual podemos priorizar para uma ação efetiva?

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Título A baixa qualidade da educação no Brasil : quais fatores determinantes que interferem neste problema? : qual podemos priorizar para uma ação efetiva?
Autor Soares, Delmiro
Orientador Virginio, Alexandre Silva
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem
Conhecimento
Política
Qualidade da educação
Sociologia da educação
[en] Education
[en] Knowledge
[en] Learning
[en] Politics
[en] Quality
Resumo O objetivo deste trabalho foi analisar os resultados parciais e totais obtidos pelas escolas públicas em avaliações oficiais da educação básica. Esse trabalho analisou a relação existente entre os baixos resultados nos exames institucionais da educação escolar no Brasil, os pequenos avanços nos índices de aproveitamento escolar e a, ainda, baixa qualidade da educação básica, comprovada por diversos indicadores, nacionais e internacionais. Para tanto, utilizou-se os dados oficiais que servem de parâmetro para a promoção de políticas públicas para a área educacional, como os resultados da Prova Brasil, do ENEM e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Tentaremos encontrar, neste trabalho, que fatores podem estar influenciando o ritmo com que o Brasil se propõe para atingir as metas estipuladas. Como a educação, enquanto um direito social, está priorizada pelo governo e por educadores preocupados em melhorar esta qualidade. Por que, apesar de intervenções diretas e programas na área de educação, o nível de aprendizagem continuar ainda muito longe do que seria o ideal, conforme as metas estabelecidas pelo governo? Priorizou-se a verificação de dados da qualidade do ensino nos níveis finais do ensino fundamental e médio, sobretudo devido à relevância de seu papel como etapa de transição entre a educação básica e o ensino superior. A pesquisa empírica foi necessária para que pudéssemos, junto aos atores principais, alunos e professores, verificar que contribuições poderiam ser dadas por eles para reverter, com maior rapidez, os índices de baixa qualidade apresentados, sobremaneira, nas avaliações no Brasil. Duas questões podem ser colocadas: i) Que fator ou quais fatores podem ainda estar influenciando para esta baixa qualidade na educação? e; ii) Como nós educadores, podemos contribuir para mudar este quadro?
Abstract The objective of this work was to analyze the total and partial results obtained by public schools in official evaluations of basic education. This work examined the relationship between the low result of institutional exams of school education in Brazil, the small advances in school improvement indices and the low quality of basic education, attested by several national and international indicators. To this end, was used the official data that serve as a parameter for the promotion of public policies for the educational area, as the results of the “Prova Brasil”, “ENEM” and the Evaluation System of Basic Education (SAEB). We will try to find, in this work, what factors may be influencing the pace with which the Brazil intends to achieve the goals set out. Such as education, as a social right, is prioritized by the Government and by educators concerned with improving this quality. Why despite direct interventions and programs in the education area, which the factor that could be contributing to the level of learning to continue a long way than would be ideal, according to the goals established by the Government? It was prioritized the data verification of the quality of teaching in the final levels of elementary and secondary education, mainly due to the relevance of his role as transitional step between basic education and high education. A empirical research was necessary so that we could with the main actors, students and teachers, to verify that contributions could be given for them to try to find a way to begin to reverse more quickly the low quality indexes showed, particularly, of the education evaluation in Brazil. Two questions can be asked: i) What factor or factors may still be influencing for this low quality in education? and; ii) How we educators, we can to do to change this problem?
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105115
Arquivos Descrição Formato
000940610.pdf (1.642Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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