Repositório Digital

A- A A+

O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar

.

O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
Autor Menegon, Carolina
Orientador Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Interdisciplinaridade
Letramento
Língua adicional
Ludicidade
[en] Additional language
[en] Interdisciplinarity
[en] Literacy
[en] Play
[en] Teaching unit development
Resumo A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito é falado sobre interdisciplinaridade, mas pouco é feito para que ela, de fato, aconteça. Pensando em uma escola inovadora, essa prática é um começo para chegar a um ensino mais atento às necessidades atuais do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a criação e desenvolvimento de uma unidade didática em língua inglesa com uma abordagem lúdica e interdisciplinar. Para isso, o jogo escolhido foi uma gincana e seu desenvolvimento teve duração de nove horas em uma turma de sétimo ano de uma escola municipal em Porto Alegre. Também, os conteúdos de língua inglesa dialogaram com a disciplina de geografia. Em acréscimo a teorias mostrando a importância do jogo e do trabalho interdisciplinar, o conceito de letramento é discutido neste trabalho que visa um ensino relevante para a formação de cidadãos autônomos e críticos, prontos para participar ativamente do meio em que estão inseridos.
Abstract Based on my work as a teacher, I could notice the efficiency of the use of games in the classroom and the necessity of developing work according to this practice, highlighting its reliability and possibilities for learning. Also, much has been said about interdisciplinarity, but little is done to make it happen. Thinking of an innovative school, this practice is the first step to reach a more attentive education to the current needs of the student. This paper aims at the creation and development of a teaching unit with a playful and interdisciplinary approach. For this purpose, a contest was the chosen game and its development had the duration of nine hours in a seventh year class at a municipal school in Porto Alegre. Also, the contents of the English language were related to the Geography subject. In addition to the theories showing the importance of games and interdisciplinary work, the concept of literacy is discussed in this paper which aims at relevant education, creating autonomous and critical citizens, ready to participate actively in society.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105254
Arquivos Descrição Formato
000941294.pdf (1.159Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.