Repositório Digital

A- A A+

APSEE-Metrics : um modelo para mensuração em processos de software

.

APSEE-Metrics : um modelo para mensuração em processos de software

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título APSEE-Metrics : um modelo para mensuração em processos de software
Outro título APSEE-Metrics : a model for software process measurement
Autor Garcia Júnior, Paulo Roberto
Orientador Nunes, Daltro Jose
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Desenvolvimento : Software
Engenharia de software
Metricas : Software
Processo : Software
[en] Metrics
[en] Process-centered software engineering environment
[en] Software measurement
[en] Software process
Resumo A avaliação e melhoria de um processo de software requer um grande esforço por parte de gerentes e desenvolvedores, uma vez que a obtenção de dados para tomada de decisão, acerca da evolução do processo nem sempre é trivial. O desenvolvimento de software, como qualquer disciplina de Engenharia, necessita de mecanismos de mensuração, para que através de uma avaliação de seus resultados o processo possa ser melhorado. Mas a mensuração pode ser uma tarefa bastante trabalhosa sem o auxílio de metodologias ou ferramentas de apoio. Neste sentido, este trabalho apresenta um modelo para mensuração em processos de software, no contexto do projeto APSEE-Prosoft. O objetivo do modelo proposto é prover suporte a realização de mensuração em processos de software, através do desenvolvimento e implantação de programas de mensuração, visando auxiliar aos gerentes na realização de atividades como planejamento, coleta e análise de métricas em um processo de software. Neste trabalho são combinados aspectos relacionados a importantes áreas da Engenharia de Software, como mensuração, processos de software, ambientes de engenharia de software centrados em processos (PSEE), bem como a utilização de métodos formais para a definição e especificação de um modelo de mensuração integrado a um PSEE.
Abstract The software process evaluation and improvement requests great effort of managers and developers, especially because obtaining data for decision support (about process evolution) is not a simple task. The software development, as any discipline of Engineering, needs measurement mechanisms, so that through an evaluation of its results, the process can be improved. But measurement can be a difficult task without the aid of methodologies or support tools. In this sense, this paper presents a model for software processes measurement, on the context of APSEE-Prosoft project. The model's objective is to provide support for the measurement in software processes, through the development and implantation of measurement programs, to aid managers in the accomplishment of activities such as planning, collecting and analysis of metrics in a software process. This paper combines aspects related to important areas of Software Engineering, as measurement, software process, process-centered engineering environment (PSEE), besides the use of formal methods for a definition and specification of a measurement model integrated to a PSEE.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10537
Arquivos Descrição Formato
000599397.pdf (4.302Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.