Repositório Digital

A- A A+

Educação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar : estudo de caso

.

Educação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar : estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar : estudo de caso
Outro título Educación permanente en salud desde profesionales de una residencia multidisciplinaria : estudio de caso
Outro título Permanent health education based on research with professionals of a multidisciplinary residency program : case study
Autor Silva, Cristiane Trivisiol da
Terra, Marlene Gomes
Camponogara, Silviamar
Kruse, Maria Henriqueta Luce
Roso, Camila Castro
Xavier, Mariane da Silva
Resumo A pesquisa objetiva identificar a percepção dos profissionais integrantes de uma residência multiprofissional sobre a Educação Permanente em Saúde. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, realizada com dezesseis profissionais integrantes de uma residência multiprofissional. Os dados foram coletados no período de janeiro a maio de 2012, por meio de entrevista semiestruturada, análise documental e observação sistemática, e analisadas de acordo com Análise de Conteúdo Temática. Evidenciaram-se duas categorias: Educação Permanente em Saúde como instituidora de espaços coletivos de reflexão das práticas e Educação Permanente em Saúde como um encontro entre disciplinas. Constatou-se que os integrantes da residência multiprofissional percebem que a educação permanente permeia sua formação, possibilitando a reflexão sobre suas práticas e o agir multiprofissional como produtor de ações de saúde.
Resumen La investigación tiene como objetivo identificar la percepción de los profesionales integrantes de una residencia multiprofesional sobre la Educación Permanente en Salud. Se caracterizó por el abordaje cualitativo del tipo Estudio de Caso, realizado con dieciséis profesionales integrantes de una residencia multiprofesional. Los datos fueron recogidos en el período de enero a mayo de 2012, por medio de entrevista semiestructurada, análisis documental y observación sistemática y analizada de acuerdo con Análisis de Contenido Temático. Se evidenciaron dos categorías: Educación Permanente en Salud como instituidora de espacios colectivos de reflexión de las prácticas y Educación Permanente en Salud como un encuentro entre disciplinas. Se constató que los integrantes de la residencia multiprofesional notan que la educación permanente permea su formación y posibilita la reflexión sobre sus prácticas y el actuar multiprofesional como productor de acciones de salud.
Abstract This research aims to identify the perception of professional members of a multi-professional residency program on Permanent Health Education. It is a case study research using a qualitative approach, with sixteen members of a multi-professional residency program. The data were collected from January to May 2012, through semi-structured interviews, document analysis and systematic observation, and analyzed according to Thematic Content Analysis. Two categories were identified: Permanent Health Education establishing collective spaces of reflection of practices and Permanent Health Education that promotes integration between disciplines. The members of the multiprofessional residency team were found to be aware that permanent education permeates their training and enables reflection on their clinical practices and multidisciplinary action as producers of health actions.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 35, n. 3 (set. 2014), p. 49-54
Assunto Educação continuada : Saúde
Internato e residência
Residência integrada em saúde
[en] Continued education
[en] Health services
[en] Internship and residency
[en] Nursing
[en] Professional practice
[es] Educación continuada
[es] Enfermería
[es] Internado y residencia
[es] Práctica profesional
[es] Servicios de salud
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/106976
Arquivos Descrição Formato
000939779.pdf (489.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.