Repositório Digital

A- A A+

Cobertura vegetal em telhados : análise dos aspectos construtivos em edificação no município de Nova Petrópolis/RS

.

Cobertura vegetal em telhados : análise dos aspectos construtivos em edificação no município de Nova Petrópolis/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cobertura vegetal em telhados : análise dos aspectos construtivos em edificação no município de Nova Petrópolis/RS
Autor Gertz, Luiza Emília Dedecek
Orientador Sattler, Miguel Aloysio
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Cada vez mais o uso de técnicas mais sustentáveis vem ganhando espaço em diferentes áreas, e na construção civil isso não é diferente. Entre elas o uso de cobertura vegetal sobre edificações, que além de características estéticas, proporcionam, também, conforto térmico e acústico para o interior das edificações e um retardo no escoamento das águas pluviais para o meio externo. Com base nisso, o objetivo principal deste trabalho é analisar e descrever os materiais e as técnicas construtivas utilizados para a construção de uma cobertura vegetal sobre edificação. Apesar de não ser uma técnica nova, o fato de seu uso ainda ser pouco difundido no Brasil, gera alguns receios quanto à execução deste tipo de cobertura. Porém, garantindo que o projeto e a execução de coberturas vegetais sobre edificações sejam realizados de forma cautelosa, com controle estrito sobre todas as etapas do processo, evita que ocorram patologias na estrutura, garante o bom desempenho delas e o usufruto dos benefícios trazidos por elas. Apesar da existência de técnicas mais industrializadas de execução de coberturas verdes, que também são citadas neste trabalho a título de exemplificação, optou-se por estudar edificações, cujas coberturas ecológicas foram concebidas pelo método mais artesanal de execução, como uma forma de comparação entre os métodos. A análise dos aspectos construtivos das coberturas verdes executadas pelo método artesanal, apesar de mais simples do que os métodos industriais presentes no mercado atual, demonstrou ter um custo um pouco menor e igual desempenho aos sistemas industrializados, garantindo a plena satisfação dos seus usuários.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107521
Arquivos Descrição Formato
000943138.pdf (1.257Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.