Repositório Digital

A- A A+

Programa pra-nenê : percepções acerca da educação em saúde realizada pela enfermeira em uma unidade básica de saúde

.

Programa pra-nenê : percepções acerca da educação em saúde realizada pela enfermeira em uma unidade básica de saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programa pra-nenê : percepções acerca da educação em saúde realizada pela enfermeira em uma unidade básica de saúde
Autor Pedroso, Maria de Lourdes Rodrigues
Orientador Rosa, Ninon Girardon da
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Consulta de enfermagem
Cuidado do lactente
Programa Prá-nenê.
Resumo Em Porto Alegre o programa Prá-Nenê tem como objetivo desenvolver ações de vigilância à saúde dirigidas às crianças no primeiro ano de vida, facilitando-lhes o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a qualidade do atendimento. A consulta de enfermagem é um dos meios de acompanhamento que identifica e procura soluções para determinado problema, demonstrando o seu caráter educativo, caracterizando-se em uma das principais atividades da Enfermeira responsável pelo Programa. O presente trabalho tem por objetivo descrever de que forma os pais das crianças inscritas no Programa Prá-Nenê, da unidade Básica de Saúde Santa Cecília/HCPA, percebem as atividades de educação em saúde realizadas na consulta de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na perspectiva de um estudo exploratório descritivo. A coleta de informações se deu através de entrevista individual semi-estruturada realizadas com quinze sujeitos. As informações foram analisadas conforme referencial da Análise de conteúdo de BARDIN (1997). Nesta análise, a percepção das famílias sobre as atividades de educação em saúde realizadas durante a consulta de enfermagem foram: o estabelecimento de uma relação de ajuda com os usuários, o surgimento de orientações que colaboram com o desenvolvimento das crianças e a atuação da enfermeira inserida em uma abordagem interdisciplinar. O trabalho da enfermeira aparece em lugar destaque por ser uma profissional experiente, qualificada e sensível, constituindo-se em uma prática de educação em saúde que satisfaz as premissas de promoção do desenvolvimento infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/107786
Arquivos Descrição Formato
000556581.pdf (119.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.