Repositório Digital

A- A A+

Políticas públicas avaliativas e programa de formação docente : algumas inquietações

.

Políticas públicas avaliativas e programa de formação docente : algumas inquietações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Políticas públicas avaliativas e programa de formação docente : algumas inquietações
Autor Pereira, Daiana Braga
Orientador Mello, Darlize Teixeira de
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Avaliação
Diagnóstico
Formação
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Professor
São Leopoldo (RS)
Resumo O presente trabalho tem por objetivo investigar os efeitos de duas políticas públicas – uma de avaliação da Educação Básica -Provinha Brasil e outra um programa de formação docente - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em turmas de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Leopoldo/RS. Para a concretização deste estudo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professoras alfabetizadoras dessa escola. As informações obtidas foram analisadas a partir de três categorias de análise: o discurso das avaliações diagnósticas/avaliações externas: a concepção teórica e prática das professoras em relação à avaliação da aprendizagem dos alunos e como observam o efeito das avaliações externas em suas práticas; o discurso do Programa de formação docente PNAIC: efeitos desse em suas práticas docentes e o discurso sobre a não reprovação: como observam essa política de inclusão na escola. Os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo baseiam-se em Picolli e Canmini (2012), Morais, Alburquerque (2007), Cafiero, Rocha (2008), Pereira (2006). O estudo evidenciou que os professores têm sido pouco informados sobre as políticas públicas que chegam à escola, considerando as práticas avaliativas em larga escala e os programas de formação docente, que há algumas mudanças em suas práticas docentes, a partir dessas diferentes políticas públicas, priorizando uma avaliação diagnóstica; não sendo as mesmas, favoráveis a não reprovação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/107938
Arquivos Descrição Formato
000945420.pdf (246.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.