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dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorCollato, Luísa Jacquespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-10T02:19:23Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107979pt_BR
dc.description.abstractA alfabetização por meio de textos produzidos pelas crianças bem como sua análise são práticas que têm adquirido importância na área da educação de alguns anos para cá. Por este motivo, buscamos, nessa pesquisa, identificar e compreender estratégias e recursos na avaliação de textos infantis que podem ser mais produtivos para o desenvolvimento da escrita inicial da criança. Os objetivos que orientam o estudo podem ser assim enunciados: compreender como as práticas de avaliação do texto infantil auxiliam na aquisição da escrita, identificando a proposta de avaliação adotada por uma professora alfabetizadora face às diferentes hipóteses de escrita dos alunos e problematizando as relações estabelecidas – ou não – por ela entre as suas práticas de avaliação e o planejamento proposto. As análises foram embasadas em revisão de literatura sobre metodologias e estratégias de correção de texto segundo Luiz Carlos Cagliari e Maria Laura T. Mayrink-Sabinson. A pesquisa é de caráter qualitativo e envolve utilização de entrevista semiestruturada que foi endereçada a uma professora alfabetizadora que trabalha numa escola da rede privada localizada na zona norte de Porto Alegre. Os critérios para escolha desse sujeito de pesquisa foram dois: a realização de trabalhos com textos em sala de aula pela alfabetizadora e o conhecimento sobre a proposta político-pedagógica da escola em que ela atua. O enfoque de análise foi nos modos de “correção” das produções textuais dos alunos e sua compreensão a respeito dos papéis desempenhados pelos interlocutores adultos no período inicial de aquisição da escrita. Percebemos que a professora alfabetizadora acompanha o processo de aquisição de escrita de cada aluno de maneira processual e única, relacionando avaliação e planejamento de propostas de sala de aula. Além disso, o modo de agir da criança com a linguagem introduz modificações no modo de agir de seu interlocutor adulto, no caso em estudo aqui, quanto ao planejamento das ações a serem propostas em sala de aula de modo a que a criança desenvolva autonomia na escrita de textos coesos e coerentes. A avaliação, dessa forma, pode ser pensada como um trabalho para o qual a interação entre a criança e seu interlocutor é imprescindível, já que a aquisição da linguagem resulta tanto dessa interação quanto da atividade do sujeito na constituição dos sistemas linguísticos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleAvaliação do texto infantil : descobertas e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945841pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


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