Repositório Digital

A- A A+

Práticas culturais e socias que fazem a mediação no processo de alfabetização e letramento

.

Práticas culturais e socias que fazem a mediação no processo de alfabetização e letramento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas culturais e socias que fazem a mediação no processo de alfabetização e letramento
Autor Silva, Sabrina Krohm Nunes Duarte da
Orientador Corso, Luciana Vellinho
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Assunto Alfabetização
Ensino fundamental
Estudo de caso
Letramento
Porto Alegre (RS)
Prática social
Resumo O presente texto busca colocar em evidência a complexidade do processo de alfabetização e letramento, analisando o contexto social e cultural. A pesquisa apresenta um estudo de caso qualitativo, de um aluno de sete anos, que está cursando o 1ª ano do ensino fundamental, em uma escola municipal da região metropolitana de Porto alegre, que vem vivenciando seu processo de alfabetização e letramento de forma positiva, apesar de estar inserido em um contexto bastante adverso e pouco favorável a aprendizagem. Como forma de obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com o aluno, sua família, professora e observações do seu cotidiano. Inspirada na obra de Lahire (1997) e seu conceito de rede de interdependência, busco compreender as divergências e consonâncias entre a estrutura familiar do menino e o universo escolar em que está inserido. Dentre os achados merece destaque alguns recursos internos, próprios do menino, como seu nível de interesse, participação e motivação dedicados à escola, associados a ordem moral doméstica (ordem material, afetiva e moral de sua família) e o contexto escolar favorável que vivência, levando o aluno a compreender o sistema de escrita alfabético, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Fica evidente neste estudo a necessidade de um olhar cuidadoso sobre cada aluno, um olhar em rede que nos permita considerar a teia de relações que cada indivíduo estabelece ao longo de seu processo de compreensão do sistema da língua escrita.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/108035
Arquivos Descrição Formato
000945859.pdf (152.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.