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Comércio eletrônico : a especialização do mercado e a necessidade de legislação específica

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Comércio eletrônico : a especialização do mercado e a necessidade de legislação específica

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Título Comércio eletrônico : a especialização do mercado e a necessidade de legislação específica
Autor Vial, Sophia Martini
Orientador Marques, Cláudia Lima
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Programa de Pós-Graduação em Direito.
Assunto Comércio eletrônico
Direito do consumidor
Proteção ao consumidor
Relação de consumo
[en] Applicable law
[en] Confidence
[en] Consumer
[en] Electronic commerce
Resumo O presente trabalho busca analisar as relações de consumo no âmbito do comércio eletrônico verificando a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor e das normativas recentes.A inovação no meio de contratação eletrônica tem demonstrado novas circunstâncias que levam à diminuição da confiança. Neste meio, a dificuldade de identificação dos contratantes é grande, gerando uma desconfiança generalizada. Essa não se dá apenas pela despersonalização, mas também pela desmaterialização e desterritorialização das contratações. Assim, será analisada de que modo a proteção do consumidor pode ser alcançada através do princípio da confiança. As relações contratuais pela internet demonstram uma mobilidade e uma aproximação entre barreiras territoriais; neste sentido,analisa-se também a suficiência da legislação existente.
Abstract This study aims to analyze the relationships within the consumer electronic commerce by attempting to establish the law applicable to such relationships. The means of contracting have brought up new features that lead to reduced confidence. In this environment it is extremely difficult to identify the contractor, generating a widespread mistrust. It doesn’t just happen due to the depersonalization, but also because of the dematerialization and deterritorialization of the contracting. So it will be done a strong analysis of the consumer protection through the confidence principle. The contractual relationships over the Internet show mobility and a rapprochement between territorial barriers. In this sense there is the need for analysis of comparative law on consumer protection and electronic commerce, and thus applicable law will be examined through new rules of connection in private international law in order to increase confidence in between the contracting parties.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/108151
Arquivos Descrição Formato
000947773.pdf (656.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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