Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorSantiago, Luciane Teresinha Munhozpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T02:14:41Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108391pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo considerar o Laboratório de Aprendizagem (LA) enquanto espaço de ação pedagógica e de função equalizadora da EJA. A curta investigação trabalha as expectativas dos alunos envolvidos projeto piloto “Por um Laboratório de Aprendizagem (LA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” em uma escola de ensino fundamental, na mesma modalidade, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2011, tendo suporte na metodologia de pesquisa etnográfica, baseado na observação participante, em entrevistas e análise documental de 17 sujeitos jovens e adultos. A questão que se apresenta para esta pesquisa é: Quais as expectativas dos sujeitos envolvidos no Laboratório de Aprendizagem (LA) para que este se constitua em um espaço diferenciado, na EJA? Partindo da investigação dos problemas de aprendizagens de sujeitos encaminhados pelo grupo de professores. Deste modo, o Projeto “Por um La na EJA” é revolucionário, pois ainda não existe um trabalho deste nível para alunos da EJA, pois é exclusividade do ensino regular. O Laboratório de Aprendizagem (LA) propõe auxiliar os alunos da EJA, na construção do conhecimento. No trabalho os alunos são levados a um diálogo diferente com a aprendizagem, um recriar no saber pedagógico. Surgem três categorias de análise para o LA: esperança de aprendizagem, certeza de aprendizagem e possibilidade de “ser alguém” na vida. A partir das análises verificadas e no desenrolar de um trabalho pedagógico diferenciado evidencia-se a importância do LA na EJA.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleLaboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontrampt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000948529pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples