Repositório Digital

A- A A+

Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar

.

Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar
Outro título La percepción de los estudiantes de enfermería del proceso de aprendizaje en medio hospitalario
Outro título Nursing students’ perception of the learning process in a hospital setting
Autor Alves, Elcilene Andreine Terra Durgante
Cogo, Ana Luisa Petersen
Resumo O estudo teve como objetivo identificar como estudantes de enfermagem perceberam e vivenciaram o processo de aprendizagem durante práticas curriculares realizadas em ambiente hospitalar. Tratou-se de pesquisa documental retrospectiva qualitativa, desenvolvida em Curso de Graduação em Enfermagem. Compuseram os dados 162 registros realizados por 34 estudantes em fórum no ambiente virtual Moodle, no primeiro semestre de 2011. Da análise de conteúdo temática emergiram os temas: ‘a compreensão dos estudantes de enfermagem sobre a prática profissional’ e ‘o processo de ensino e de aprendizagem sob a ótica dos estudantes de enfermagem’. O estudo demonstrou que o fórum foi um espaço de relato das vivências, como a descrição da área física, a realização de procedimentos, a percepção das atividades assistenciais do enfermeiro, os conflitos com colegas, o enfrentamento da morte e a avaliação da aprendizagem. O fórum necessita ser utilizado pelos professores como um espaço de interação, contribuindo para a formação profissional.
Abstract The aim of this study was to identify how nursing students perceive and experience the learning process during curricular practice in a hospital setting. A qualitative, retrospective, documentary study was developed in an undergraduate nursing course. Data were comprised of 162 posts made by 34 students in the online discussion forum of the Learning Management System Moodle, during the first half of 2011. The following themes emerged from the thematic content analysis: “nursing students’ understanding about the professional practice,” and “the teaching and learning process in the perspective of nursing students.” The study demonstrated that the forum was a place for reporting experiences such as the description of the physical area, performing procedures, perception of nursing care activities, conflicts with peers, coping with death and learning evaluation. The online discussion forum needs to be used by professors as a space of interaction so as to contribute to professional training.
Resumen El estudio tuvo como objetivo identificar cómo los estudiantes de enfermería perciben y experimentan el proceso de aprendizaje durante las prácticas en el hospital. Se trata de una investigación documental retrospectivo-cualitativa desarrollada en Curso de Licenciatura en Enfermería. Compuesto por 162 registros de datos realizados por 34 estudiantes en el foro Moodle entorno virtual en el primer semestre de 2011. Los temas de análisis de contenido temático que se sugirieron fueron ‘comprensión de los estudiantes de enfermería sobre la práctica profesional’ y ‘el proceso de enseñanza-aprendizaje desde la perspectiva de los estudiantes de enfermería’. El estudio demostró que el foro de discusión fue un espacio de presentación de informes de experiencias como una descripción del área física, la realización de los procedimientos, la percepción de las actividades de atención de enfermería, los conflictos con los compañeros, hacer frente a la muerte y la evaluación de los aprendizajes. El foro necesita ser utilizado por los profesores como un espacio de interacción contribuyendo con la formación.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 35, n. 1 (mar. 2014), p. 102-109
Assunto Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Tecnologia educacional
[en] Education, Nursing
[en] Educational technology
[en] Nursing
[en] Students, Nursing
[es] Educación en Enfermería
[es] Enfermería
[es] Estudiantes de Enfermería
[es] Tecnología educacional
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/109118
Arquivos Descrição Formato
000921057-02.pdf (102.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000921057.pdf (102.0Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.