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Um estudo de caso com mulheres professoras sobre o processo de identização docente em educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre

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Um estudo de caso com mulheres professoras sobre o processo de identização docente em educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre

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Título Um estudo de caso com mulheres professoras sobre o processo de identização docente em educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Autor Silva, Lisandra Oliveira e
Orientador Molina Neto, Vicente
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano.
Assunto Educação física e treinamento : Educação
Mulheres
Professor
[en] Physical Education
[en] Process of identity
[en] Teachers
[en] Womem
Resumo Este estudo trata de uma pesquisa realizada na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA), a qual tem sido campo de investigação do Grupo de Estudos F3P-EFICE há alguns anos. Os processos de mudanças pelos quais têm passado essa rede, principalmente no que diz respeito a sua organização curricular e redimensionamento do tempo e espaço escolar de ensinar e de aprender, de alguma forma, tem proporcionado as pessoas envolvidas, repensar o papel da escola, da docência e da educação. O foco desta investigação é a constituição do processo de identização das docentes de educação física da RMEPOA, precisamente como essas professoras narram esse processo a partir do contexto escolar. Dessa forma, o interesse do estudo centra-se em compreender como as mulheres se constituem professoras. O problema de pesquisa pode ser sintetizado da seguinte forma: Como se constitui o processo de identização docente a partir das narrativas de professoras de educação física da RMEPOA? O objetivo na construção desse problema foi aprofundar reflexões sobre a constituição do processo de identização docente em contraste com o contexto escolar vivido pelas professoras em sua prática pedagógica no currículo escolar organizado por ciclos de formação. O processo de identização docente pode aqui ser entendido, como uma forma de construção da docência e do fazer-se docente. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco professoras de educação física que trabalham em uma escola da RMEPOA. Os principais procedimentos para obtenção da informação foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semi-estruturada e narrativa escrita. As análises e interpretações mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem por si só a constituição da identização. Junto a ele, somam-se as elaborações de aprendizagens, tanto pessoal como do mundo do trabalho, a partir da experiência vivida.
Abstract This study is deals with a research carried through in the Municipal Net of Education of Porto Alegre (RMEPOA), wich has been field in the inquiry of the group of studies F3P-EFICE has some years. The processes of changes for which have passes this net, mainly in that in says respect its curricular organization and redimension of the time of pertaining to school space to teache and to learn, of some form, have proporcionate involved people, to rethik this paper of the school, the learn and the education. The focus of the this inquiry is the constitution of identity of teachers of Physical Education of the RMEPOA, necessaraly of that teachers tell the process from the pertaining to school context. Of this form, the interested of the study is centered in understanding as the womem if they constitute teachers. The research problem can be synthecized of the following form: How consists the process of teaching identity from their narratives the professors of Physical Education in the RMEPOA, from teacher’s narrative? The objective in the construction of this problem was to deepen reflections on the constitution of this process of teaching identity in contrast with the pertaing with school context lived by the teachers in pedagogical practices its in the pertaing school resumed organized by cycles formation. The process of teaching identity can be understood here, as a form of construction of the teching and becoming teacher. The research is characterized as a study of case of ethnografic boarding with enphasis in the history of life of five teachers of Physical Education who work in a school of the RMEPOA. The main procedures for attainment of the information has been: document analysis, participant, daily comment of field, half structuralized interview and written narratives. The analysis and interpretation had shown a dynamic character, dialectic and subjective from teacher’s identifying. Besides this, the generation process by itself doesn’t guarantee the constitution of identifying. To this should be add the learning elaboration, as personal as in the working world, from the lived experience.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10995
Arquivos Descrição Formato
000600393.pdf (1.331Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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