Repositório Digital

A- A A+

Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra

.

Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do Ensino Médio usando o GeoGebra
Autor Lisovski, Letícia
Orientador Notare, Márcia Rodrigues
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto GeoGebra : Software
Geometria
[en] Analytic geometry
[en] GeoGebra
[en] Semiotics representation systems
[en] Vector geometry
Resumo Este trabalho apresenta uma proposta de introdução de conceitos básicos da Geometria Vetorial para estudar, de outra forma, tópicos de Geometria Analítica abordados no Ensino Médio, com o uso do software GeoGebra. Dessa forma foi concebida e aplicada uma sequência didática, que se encontra no Apêndice A, com um grupo de dez alunos do 3º ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre. O software GeoGebra foi utilizado em alguns dos encontros da experiência prática como um recurso facilitador na visualização e compreensão dos conceitos abordados. Para a elaboração da sequência didática e para as análises das estratégias de resolução dos alunos nas atividades que lhes foram propostas, tomamos como referencial teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Neste trabalho também foi feita a análise de livros didáticos de matemática básica com o objetivo de verificar como os conceitos de Geometria Analítica são apresentados e se há ou não a presença do estudo de vetores nos mesmos.
Abstract This work presents a proposal of introduction of basic concepts of Vector Geometry so as to study in a different way topics of Analytic Geometry covered in high school, with the use of GeoGebra software. Therefore, a didactical sequence has been designed and implemented – which is in appendix A – with a group of ten third grade high school students in a state school in Porto Alegre. GeoGebra software was used in some of practical experience meetings as a resource to help visualization and comprehension of concepts approached. For instructional sequence design and analysis of students’ solution strategies in activities proposed, this work is based on Raymond Duval's Theory of Registers of Semiotic Representations. This work has also analyzed basic mathematics textbooks to check how concepts of Analytic Geometry are presented and whether or not there is the presence of vector study in them.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110001
Arquivos Descrição Formato
000951894.pdf (13.08Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.