Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Mariana Braunpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-11T02:18:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110002pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise da implementação de um Projeto de Modelagem Matemática no Ensino Integral, o qual foi desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar que efeitos, em relação à aprendizagem e à autonomia, foram observados nos estudantes durante a experiência, análise que levou em consideração os materiais produzidos pelos participantes, bem como o diário de campo construído pela professora e pesquisadora. O que pudemos concluir durante o trabalho é que as reações dos estudantes revelaram a pouca familiaridade com ambientes investigativos, embora tenhamos observado a construção de conhecimentos por parte dos alunos ao final do Projeto, no sentido de que os mesmos conseguiram estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano.pt_BR
dc.description.abstractThis assignment tries to establish approaches between Mathematical Modeling and Integral Education, doing a theoretical deepening through Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) and Arroyo (2012), and also the analysis about the implementation of a Mathematic Modeling Project on the Integral Education, was developed in a Municipal School Network Porto Alegre Teaching - RS, with students of the seventh year of elementary school. It sought to analyse what effects about learning and autonomy that were observed in students during the experience, analysis that took into account the material produced by the participants, as well as the daily course built by the teacher and researcher. What we can conclude during the assignment is the students reaction has revealed a unfamiliarity with investigatives environment, althought we had observed a meaningful knowledge construction by the students at the final of the Project, in the way they own had been able to establish relatiions between mathematics and their daily.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectIntegral educationen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics learningen
dc.titleModelagem matemática no ensino integralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples