Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorKnijnik, Robertapt_BR
dc.date.accessioned2015-02-19T02:16:56Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110219pt_BR
dc.description.abstractO estudo discute a utilização de estratégias comunicacionais com foco na experiência com vistas à legitimação de relacionamento entre a organização e os seus stakeholders, especialmente o público consumidor, tendo como objetivo o alcance de uma reputação favorável. O festival de música Planeta Atlântida de 2014, da RBS TV de Porto Alegre, RS, foi usado como objeto para a compreensão de como as experiências vivenciadas pelos consumidores influenciam no relacionamento com a marca e, consequentemente, na reputação da organização. Do ponto de vista metodológico, além do estudo de caso, realizou-se pesquisa bibliográfica, especialmente sobre os temas de marketing experiencial, relacionamento, comunicação e reputação. Ainda como fontes de coleta de dados, foram realizadas pesquisa documental, utilizando informações internas da RBS TV e materiais da campanha nas redes sociais, entrevista em profundidade e análise de conteúdo. Por meio das informações obtidas, concluiu-se que o marketing experiencial ainda é muito recente do Brasil, fazendo com que as organizações ainda não saibam como aproveitar todo potencial da estratégia. De qualquer forma, constatou-se que as vivências promovidas pelo Planeta Atlântida auxiliam na construção da marca e no estabelecimento de relacionamento com os consumidores.pt_BR
dc.description.abstractThe study discusses the use of communication strategies focusing on the experience and targeting the legitimization of the relation between the organization and its stakeholders, specially the consumers, having as a goal the achievement of a favorable reputation. The music festival Planeta Atlântida of 2014, produced by RBS TV from Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, was used as the focus for the comprehension of how the experiences lived by consumers influence their relation with the brand, and for that matter, the reputation of the organization. From the methodological point of view, besides the case study, a bibliographic research was made, specially on the subjects of experiential marketing, relation, communication and reputation. Also as a source of data, documental researches were made, using internal information from RBS TV and campaign material for social medias, in-depth interviews and content analysis. Through the obtained information, the conclusion is that experiential marketing is still too recent in Brazil, causing the organizations still not fully understand how to explore all the potential of this strategy. In any case, it was found that the experiences promoted by "Planeta Atlântida" helps the construction of the brand and in the relation establishment with the consumers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectExperiential marketingen
dc.subjectRelationen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectReputationen
dc.titleExperiências geradoras de relacionamento: um estudo sobre o festival Planeta Atlântidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000952607pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples