Repositório Digital

A- A A+

Educação física e a rede de saúde pública : dilemas, possibilidades e desafios entre a formação e a intervenção

.

Educação física e a rede de saúde pública : dilemas, possibilidades e desafios entre a formação e a intervenção

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação física e a rede de saúde pública : dilemas, possibilidades e desafios entre a formação e a intervenção
Outro título Physical education and the public health care system : dilemmas, possibilities and challenges between the formation and the intervention
Outro título Educación física y la red de salud pública : dilemas, posibilidades y desafíos Entre la formación y la intervención
Autor Mendes, Márcia Fernanda de Mello
Moraes, Marielly de
Andrade, Sabrina Chapuis de
Rocha, Cristianne Maria Famer
Resumo O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as atividades realizadas pelos profissionais de Educação Física (PEF) nos serviços da rede pública de saúde. Metodologia: utilizou-se a técnica de Grupo Focal com a participação de onze PEF. Resultados: verificou-se que os PEF, a partir do vivido por estes profissionais, ingressam nos serviços de saúde sem conhecerem previamente a área de atuação, que não reconhecem as ferramentas que a graduação lhes ofereceu para o trabalho e acreditam que o cotidiano do trabalho ou formação pós-graduada foram as estratégias que lhes deram competências para o trabalho no SUS. Considerações: A pesquisa identificou que há uma lacuna entre a formação do PEF e a realidade da prática profissional que atenda às diretrizes e necessidades do SUS. A formação deve superar o modelo hegemônico biológico, centrado puramente da técnica, propondo uma reflexão crítica da realidade e uma nova concepção de saúde, sociedade e de sujeito.
Abstract The aim of this research was to identify and analyze the activities performed by physical education professionals (PEF) in the public health services. Methodology: the focus group technique as used, with the participation on eleven PEF. Results: the PEF enroll in health services without knowledge of the area, they do not recognize the tools that offered them for graduate work and believe that the daily work or training postgraduate were the strategies that gave them the ability to work in the SUS. Considerations: the research identified that there is a gap between the formation of the PEF and the reality of professional practice that meets the guidelines and requirements of the SUS. Training must overcome the hegemonic biological model focuses purely technical, propounding a reflection of reality and a new conception of health, society and subject.
Resumen El objetivo de esta investigación fue identificar y analizar las actividades realizadas por los profesionales de Educación Física (PEF) en el campo de la Salud Pública e investigar como la formación influencia en su práctica profesional. Metodología: se utilizó la técnica de Grupo Focal con la participación de once profesionales de Educación Física vinculados a la red pública de salud. Resultados: emergieron dos categorías: una dice respeto a la formación profesional y la otra a la inserción de los PEF en el campo de la Salud Pública. Consideraciones: La pesquisa identifico que existe un hueco entre la formación del PEF y a la realidad de la practica profesional que atienda a las directrices y a las necesidades del SUS. La formación debe superar el modelo hegemónico biológico, centrado puramente de la técnica, proponiendo al alumno una reflexión crítica de la realidad social y una nueva concepción de salud, sociedad y de sujeto.
Contido em Motrivivencia. Florianópolis. Vol. 26, n. 43, (dez. 2014), p. 133-149
Assunto Atenção à saúde
Competência profissional
Educação física
Saúde pública
[en] Health care
[en] Physical education
[en] Professional competence
[es] Atención a la salud
[es] Cualificación profesional
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/110253
Arquivos Descrição Formato
000948961.pdf (255.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.