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As crianças, a publicidade e o Youtube: uma pesquisa exploratória de recepção

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As crianças, a publicidade e o Youtube: uma pesquisa exploratória de recepção

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Título As crianças, a publicidade e o Youtube: uma pesquisa exploratória de recepção
Autor Aquino, Rommy Elizabeth Krauss
Orientador Rocha, Mario Eugenio Villas-Boas da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Criança
Publicidade
YouTube (Site)
[en] Advertising
[en] Children
[en] Internet
[en] Reception
Resumo Esta pesquisa exploratória tem como objetivo compreender se há uma apropriação dos anúncios inseridos no conteúdo audiovisual infantil do Youtube, por parte de crianças de 7 a 8 anos de idade que moram na cidade de Porto Alegre - RS. Especificamente busca: através de pesquisa documental e bibliográfica percorrer as leis e regulamentações que norteiam as práticas publicitárias; por meio de entrevistas semiestruturadas com crianças e seus pais desvendar qual é o seu real conhecimento sobre os anúncios publicitários e conteúdos assistidos pelas crianças; todavia explorar como essas crianças entendem o conteúdo publicitário e se o diferenciam do conteúdo audiovisual infantil. Fundamenta-se principalmente no envolvimento do público infantil – ainda em desenvolvimento cognitivo – por serem maiores os cuidados a serem tomados na sua relação com a mídia e os anúncios publicitários. Como resultado foi compreendido: se as crianças de 7 e 8 anos são realmente interpeladas pela publicidade inserida no Youtube; o entendimento destas crianças sobre a publicidade quando assistem ao conteúdo audiovisual infantil disponível no Youtube; o sistema de inserção da publicidade junto aos conteúdos dirigidos às crianças no Youtube; e ainda obtido um maior conhecimento do tema possibilitando contudo, a abertura de novas questões de estudo.
Abstract This exploratory research has as purpose understand if there is an appropriation of the ads inserted in the children's audiovisual content on Youtube, by the children from 7 to 8 years old that living in Porto Alegre - RS. More specifically, it has as objective: through documental research and bibliography find the laws and regulation that north the advertising practices; by means of semi-structured interviews with children and their parents discover what is their actual acknowledgement about the advertisement and content watched by the children; explore how the children understand the advertising content and if they tell it from the proper infant audiovisual content. It is based mainly in the involvement of the infant audience - yet in the progress of cognitive development - as there must be more care about its relation with the media and the advertisements. As result, it was understood: if the children by the age of 7 to 8 are actually interpellated by the advertisement inserted in Youtube; the whole advertisement insertion system along with the children oriented content in Youtube; and last but not least it was obtained a better understanding of the subject, as long as making possible to raise new lines of study.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110347
Arquivos Descrição Formato
000952756.pdf (1.521Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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