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Arte e interpretação da realidade em Gabriel García Márquez e Fernando Botero

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Arte e interpretação da realidade em Gabriel García Márquez e Fernando Botero

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Título Arte e interpretação da realidade em Gabriel García Márquez e Fernando Botero
Autor Maggioni, Ana Paula
Orientador Rebello, Lúcia Sá
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Botero, Fernando 1932-.
Colômbia
García Márquez, Gabriel 1928-2014.
Literatura colombiana
Literatura comparada
Pintura
Resumo Partindo da noção de interdisciplinaridade, este trabalho, realizado na área da literatura comparada, centra-se na relação entre o escritor Gabriel García Márquez e o pintor Fernando Botero, com ênfase na interpretação da realidade colombiana presente nas obras desses artistas. Os quadros de Botero – O Capitão, Retrato Oficial da Junta Militar, O Jogador de Cartas, A Casa de Amanda Ramírez, A Rua e Cena Familiar – são analisados em comparação à obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez. O foco está nos personagens retratados, sendo esses os militares, as prostitutas e amantes, os empregados, o povo e a família, representantes da sociedade colombiana da qual fazem parte os dois artistas. Para tanto, faz-se incursões teóricas em distintas direções: a interdisciplinaridade na literatura comparada e a pintura como representação. Dessa forma, estabelecem-se elos entre os dois autores e suas respectivas obras.
Abstract Beginning with interdisciplinarity notion, this work has been made in the comparative literature’s area, its center is in the relation between Gabriel García Marques writer and Fernando Botero painter, with emphasis in Columbian’s reality interpretation that has been present in theirs works. Botero’s pictures – The Captain, Official Portrait of the Military Joint, Carts Player, Amanda Ramírez’s House, The Street, and Familiar Scene has been studied in the same manner like Cem anos de solidão, work by Gabriel García Márquez. The focus is the people worked like these militaries, prostitutes and lovers, employers, people and family; they are representatives in Columbian society. In this society, two artists, Gabriel García Marques writer and Fernando Botero painter, have been included in it. Then, theoretical incursion has been made in different directions: the interdisciplinarity in comparative literature and the picture like representation. It has settled a link between the authors studied and theirs works.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11110
Arquivos Descrição Formato
000604488.pdf (1.806Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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