Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorDias, Arethusa Silvestript_BR
dc.date.accessioned2015-03-06T01:57:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111783pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia visa analisar como a dissonância temporal – termo que remete à trilha sonora composta por canções não correspondentes à época retratada na narrativa – contribui na construção do personagem-título do filme Django Livre (2012), do diretor americano Quentin Tarantino, e que funções e efeitos ela tem na obra. A pesquisa abordou a trajetória do negro nos Estados Unidos, bem como os diferentes gêneros musicais nascidos nas comunidades negras daquele país, como o Soul e o Rap, pensados a partir da análise dos autores Sílvio Anaz e Tricia Rose, respectivamente. Também foi estudada a trilha sonora, no âmbito de seu histórico na indústria do cinema, suas funções e efeitos, bem como a dissonância temporal na trilha cinematográfica e a forma com que Quentin Tarantino utiliza a música na sua obra. Foram utilizados conceitos e princípios do uso de música em cinema a partir das discussões propostas por Roy Prendergast, Pauline Reay e Ronel Alberti da Rosa. O objeto de análise compreende três sequências musicais da narrativa, que foram estudadas levando em consideração os seus gêneros musicais em seus contextos históricos, além do conteúdo lírico das canções. A análise propriamente dita foi realizada levando em consideração não somente o conteúdo estudado previamente, mas também as observações do autor sobre cada sequência e sua relação com a trajetória do personagem-título.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze how the temporal dissonance – term that refers to soundtracks composed by songs that do not correspond to the time period portrayed in the narrative – contributes in the construction of the title character from the movie Django Unchained (2012), by director Quentin Tarantino, and which functions and effects it meets in the film. The research approached the history of black people in the United States, as well as the different music genres that were born within the black communities in that country, like Soul and Rap, based on the analysis of authors Sílvio Anaz and Tricia Rose, respectively. The soundtrack was also studied, through the scope of its history in the film industry, its functions and effects, as well as the temporal dissonance of movie soundtracks and the way in which Quentin Tarantino uses music in his works. Concepts and principles of the use of music in films were utilized based on the discussions proposed by Roy Prendergast, Pauline Reay e Ronel Alberti da Rosa. The analysis object comprehends three sequences in the narrative, which were studied considering their music genres and their historical contexts, in addition to the lyrical content of the songs. The analysis itself was built considering not only the content previously presented, but the author’s observations on each sequence and its relationship with the development of the title character.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectDjango Livre (Filme). Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectTrilha sonorapt_BR
dc.subjectSoundtracken
dc.subjectTemporal dissonanceen
dc.subjectTarantino, Quentinen
dc.subjectDjango unchaineden
dc.subjectAfrican-american musicen
dc.titleDjango Livre: a dissonância temporal na construção do personagem-títulopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000952771pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples