Repositório Digital

A- A A+

Autoria adaptativa de hipermidia educacional

.

Autoria adaptativa de hipermidia educacional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autoria adaptativa de hipermidia educacional
Outro título Adaptive authoring the educational hypermedia
Autor Freitas, Veronice de
Orientador Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Co-orientador Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Hipermídia
Informática : Educação
[en] Adaptive hypermedia
[en] Authoring
[en] Distance education
[en] Pre-authoring
[en] User model
[en] Web course
Resumo Este trabalho está inserido no projeto AdaptWeb, voltado para autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. Esta pesquisa visa colaborar na definição de uma sistemática para autoria adaptativa e na especificação de uma ferramenta para autoria. Está ferramenta possibilita ao autor oferecer um mesmo conteúdo adaptado para diferentes perfis de usuários. Através da sistemática de autoria, o autor organiza e reestrutura o material instrucional de forma hierárquica, onde inicialmente classifica o material como uma estrutura de conceitos. Após a organização dos conceitos, define-se uma lista de conteúdos adicionais classificados como exemplos adicionais, exercícios e material complementar para cada conceito. Ao termino da organização do material, o autor faz uso da ferramenta de autoria, onde efetua o cadastro da disciplina e dos cursos relacionados. Na próxima etapa ele cria a estrutura de conteúdo organizado através da sistemática de autoria e relaciona o material identificado para cada conceito. Para cada item da estrutura o autor especifica para quais cursos deseja disponibilizar acesso ao conteúdo. Durante a fase de autoria toda a estrutura do conteúdo programático é armazenada em estrutura de dados em memória, sendo posteriormente armazenada em formato XML, onde são aplicados filtros para apresentação do conteúdo adaptado ao modelo do usuário. Através da sistemática e da ferramenta de autoria, é possível apresentar o conteúdo adaptados na apresentação e durante a navegação. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Computação Algébrica e Numérica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O conteúdo desta disciplina é oferecido para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Para cada curso, o autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e material complementar apropriado.
Abstract This work is included in the AdaptWeb project, focussed toward authoring and adaptive presentation of disciplines in different courses for Web learning. This research defines a systematic for adaptive authoring and for the specification of an authoring tool, which enables the author to offer a learning content adapted for different user's profiles. Through this authoring systematic, the author organizes the learning material in a hierarchical form, classifying the material as a concepts structure. After the concepts organization, the author defines a list of additional material, as examples, exercises and supplementary material for each concept. Finally, the author uses the authoring tool, registering disciplines and courses. In the next stage, he or she creates the structure of organized content and relates the material identified for each concept. For each course structure element identified the author specifies to which courses the access to the specific content will be avaliable. The educational content structure is stored in XML format, presentation filters associated with the specific user model are applied. With the help of the authoring system and the authoring tool, it is possible to present the adapted content in the presentation mode and to customize the navigation. This proposal was validated through a real case study, involving disciplines of Algebraic and Numerical Computation at Universidade Estadual de Londrina (UEL). These disciplines are offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer science.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11486
Arquivos Descrição Formato
000615801.pdf (2.033Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.