Repositório Digital

A- A A+

Proposta e implantação de um plano de gestão de resíduos sólidos em indústria do setor metal mecânico

.

Proposta e implantação de um plano de gestão de resíduos sólidos em indústria do setor metal mecânico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta e implantação de um plano de gestão de resíduos sólidos em indústria do setor metal mecânico
Autor Silva, Ana Paula da
Orientador Tubino, Rejane Maria Candiota
Co-orientador Danilevicz, Angela de Moura Ferreira
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Assunto Gestão ambiental
Indústria metal-mecânica
Reciclagem
Residuos solidos industriais
[en] ISWMP
[en] Metal mechanical industry
[en] Solid waste management
[en] Waste
Resumo A geração de resíduos sólidos é intrínseca a qualquer atividade, seja esta, doméstica, industrial, comercial, rural, ou outras, visto que para se produzir ou consumir qualquer produto, há a geração de resíduos. Portanto, se não houver uma boa gestão na utilização dos recursos, pode haver uma perda de controle quanto à geração dos resíduos, sendo que se estes forem mal gerenciados, podem ocasionar significativos problemas ambientais. Para as indústrias do segmento metal mecânico, especificamente para a indústria automotiva, os resíduos sólidos são um tema de especial preocupação devido à diversidade e o grande volume gerado e, ainda, pelos possíveis impactos ambientais associados a estes. Neste contexto, o presente trabalho propõe a implantação de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos em ambiente industrial do segmento metal mecânico. Desta forma, objetiva identificar as possibilidades de redução na geração de resíduos e do estabelecimento de formas de segregação, acondicionamento e armazenamento temporário que promovam formas de reuso, envio à reciclagem e demais destinações adequadas, avaliando os ganhos associados. Para isto, primeiramente, foi realizado o diagnóstico e mapeamento do processo produtivo atualmente desenvolvido pela empresa e a identificação dos resíduos gerados em cada etapa. A seguir, identificou-se através da ferramenta de priorização, Matriz GUT, quais os resíduos mais críticos para o gerenciamento, de modo a auxiliar no desenvolvimento do Plano de Gestão de Resíduos Industriais (PGRSI). Posteriormente, partiu-se para a implantação do PGRSI proposto. Como resultado do trabalho, foi realizada uma análise comparativa do antes e depois da implantação do Plano proposto, evidenciando-se os ganhos obtidos como a minimização de resíduos gerados e a redução de custos com disposição final.
Abstract A geração de resíduos sólidos é intrínseca a qualquer atividade, seja esta, doméstica, industrial, comercial, rural, ou outras, visto que para se produzir ou consumir qualquer produto, há a geração de resíduos. Portanto, se não houver uma boa gestão na utilização dos recursos, pode haver uma perda de controle quanto à geração dos resíduos, sendo que se estes forem mal gerenciados, podem ocasionar significativos problemas ambientais. Para as indústrias do segmento metal mecânico, especificamente para a indústria automotiva, os resíduos sólidos são um tema de especial preocupação devido à diversidade e o grande volume gerado e, ainda, pelos possíveis impactos ambientais associados a estes. Neste contexto, o presente trabalho propõe a implantação de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos em ambiente industrial do segmento metal mecânico. Desta forma, objetiva identificar as possibilidades de redução na geração de resíduos e do estabelecimento de formas de segregação, acondicionamento e armazenamento temporário que promovam formas de reuso, envio à reciclagem e demais destinações adequadas, avaliando os ganhos associados. Para isto, primeiramente, foi realizado o diagnóstico e mapeamento do processo produtivo atualmente desenvolvido pela empresa e a identificação dos resíduos gerados em cada etapa. A seguir, identificou-se através da ferramenta de priorização, Matriz GUT, quais os resíduos mais críticos para o gerenciamento, de modo a auxiliar no desenvolvimento do Plano de Gestão de Resíduos Industriais (PGRSI). Posteriormente, partiu-se para a implantação do PGRSI proposto. Como resultado do trabalho, foi realizada uma análise comparativa do antes e depois da implantação do Plano proposto, evidenciando-se os ganhos obtidos como a minimização de resíduos gerados e a redução de custos com disposição final.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/114960
Arquivos Descrição Formato
000955779.pdf (6.923Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.