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O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição ensino médio-educação superior

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O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição ensino médio-educação superior

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Título O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição ensino médio-educação superior
Outro título The academic performance as a quality indicator from the high school transition to higher education
Outro título El rendimiento académico como indicador de calidad de la transición entre la enseñanza secundaria y la educación superior
Autor Fagundes, Caterine Vila
Luce, Maria Beatriz
Rodriguez Espinar, Sebastian
Resumo Este artigo deriva de estudo e teve como objetivo propor um modelo de avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes que transitam da Educação Básica para a Educação Superior a partir da abordagem teórica das transições. Mais especificamente, buscou-se conhecer fatores associados ao êxito na transição Ensino Médio–Educação Superior. Neste sentido, apresentam-se perspectivas de análise acerca do desempenho acadêmico, bem como diversas de suas definições ou conceitos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa, por sua vez, são do tipo ex post fato e compreendem uma aplicação descritiva com enfoque preditivo e de desenvolvimento longitudinal. O modelo de avaliação proposto foi validado nos cursos de licenciatura em Letras, História, Matemática e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Constatou-se, a partir de análise descritiva e de regressão, que os antecedentes dos alunos de Matemática e Biologia apresentam diferenças significativas com relação ao dos alunos de Letras e História; e que a formação recebida na educação básica, principalmente no Ensino Médio, é fator fundamental no desempenho acadêmico durante os dois primeiros semestres de estudos universitários.
Abstract This study aims to propose a model to evaluate the academic performance of students who pass the Basic Education to Higher Education from the theoretical approach of the transitions. More specifically, we seek to know indicators associated with the success in the transition from the High School to the Higher Education. Thus, this article addresses the analytical perspectives on academic performance as well as their differing definitions or concepts. The methodological research procedures are the type ex post facto, and understand the application of the descriptive method with a predictive approach and longitudinal development. The proposed evaluation model was validated in bachelor degree of Languages, History, Mathematics and Biology at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). In fact, what was found, from descriptive and regression analysis, was that the background of the students of Mathematics and Biology presents significant differences with regard to students of Languages and History, and the education received in the basic level, especially in High School is a fundamental factor in academic performance during the first two semesters of the university studies. Keywords: Academic performance. Higher Education. Academic transition.
Resumen Este artículo deriva de estudio que tuvo por objetivo proponer un modelo de evaluación del rendimiento académico de los estudiantes que transitan de la Enseñanza Básica para la Educación Superior a partir del abordaje teórico de las transiciones. Especialmente, se ha buscado conocer los factores asociados al éxito en la transición entre la Enseñanza Secundaria y la Educación Superior. En este sentido, nuestro artículo se centra en las perspectivas de análisis sobre el rendimiento académico, así como en sus diversas definiciones o conceptos. Ya los procedimientos metodológicos de la investigación son del tipo ex post fato, y abarcan la aplicación del método descriptivo con un enfoque predictivo y cuyo desarrollo es longitudinal. El modelo de evaluación propuesto ha sido validado en los cursos de licenciatura de Letras, Historia, Matemáticas y Biología de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Se ha constatado, a partir de análisis descriptivo y de regresión, que los antecedentes de los alumnos de Matemáticas y Biología presentan diferencias significativas con relación a los alumnos de Letras e Historia; y que la formación recibida en la Educación Básica, principalmente, en la Enseñanza Secundaria, es factor fundamental en el rendimiento académico durante los dos primeros semestres de estudios universitarios.
Contido em Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 22, n. 84 (jul./set. 2014), p. 635-670
Assunto Desempenho escolar
Ensino médio
Ensino superior
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/115401
Arquivos Descrição Formato
000945426.pdf (537.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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