Repositório Digital

A- A A+

Terra avulsa : teses sobre a narrativa contemporânea

.

Terra avulsa : teses sobre a narrativa contemporânea

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Terra avulsa : teses sobre a narrativa contemporânea
Autor Martins, Altair Teixeira
Orientador Silva, Márcia Ivana de Lima e
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Herói
Pós-modernidade
Romance contemporaneo
[es] Héroe
[es] Novela contemporánea
[es] Postmodernidad
Resumo Este trabalho poderia se chamar As sensações do avulso. Nele cabe a hipótese de um novo herói, talvez o único possível na contemporaneidade, aquele que foge para escrever sua recusa a um mundo artificial que se impõe como normalidade. Diferentemente do herói épico, do burguês e do moderno, o herói contemporâneo talvez busque manter sua natureza intacta pela via do isolamento. A “avulsão” é, nesse sentido, o tema dos dois trabalhos aqui apresentados – o romance inédito Terra avulsa e o conjunto de reflexões denominado Algumas teses, confrontando os dois lados da escrita. Em ambos os textos, vale o esforço de atualização de questões pertinentes à teoria da literatura – autoria, verossimilhança, espaço, normalidade social e heroísmo – discutidos sob um enfoque evolutivo desde a matéria teórica mais consagrada até abordagens pós-modernas e contemporâneas.
Resumen Este trabajo podría llamarse Las sensaciones del aislamiento. Ahí se encuentra la posibilidad de un nuevo héroe, quizás el único possible en la contemporaneidad, aquel que huye para escrivir su recusación a un mundo artificial que se impone como se fuera normal. A diferencia del héroe épico, del burgués e del moderno, el héroe de la contemporaneidad puede tratar de mantener intacta su naturaleza por medio del aislamiento. En este sentido, es el aislamiento el tema de los dos estudios aquí presentados – la novela inédita “Terra avulsa” y la mezcla de reflexiones llamada Algunas tesis, confrontando los dos lados de la escrita. En los dos textos, vale el esfuerzo de atualización de cuestiones relevantes para la teoría de la literatura – autoría, verosimilitud, espacio, normalidad social y heroísmo – discutidas bajo un enfoque evolutivo desde la matéria teórica más consagrada hasta abordajes posmodernas e contemporáneas.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/115615
Arquivos Descrição Formato
000906465.pdf (3.187Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.