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A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil

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A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil

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Título A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
Autor Silva, Franciele Vanzella da
Orientador Maffioletti, Leda de Albuquerque
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Cultura gaúcha
Dança
Educação infantil
Tradicionalismo
Resumo O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes (1994), Rogoff (2005) e Maffioletti (2008 e 2012), defendo a importância da dança não apenas como forma de difusão cultural, mas como prática essencial para o desenvolvimento infantil e socialização das crianças pequenas. A pesquisa situa-se no campo qualitativo, adotando a perspectiva narrativa como forma de obter as informações referentes ao estudo pretendido. O trabalho envolve, além da pesquisa bibliográfica, o registro narrativo de minhas experiências de professora referentes ao tema e entrevista narrativa realizada com três professores estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todo o material recolhido foi analisado com base em dimensões extraídas do próprio material, conforme sugerem os autores Jovcheloitch e Bauer (2002) e Bolívar (2012). Os resultados do presente estudo poderão provocar reflexões sobre a seriedade do tema enquanto oportunidade de formação de crianças pequenas e orientar quanto a possíveis iniciativas no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos das comemorações desenvolvidas na escola. O estudo apresenta argumentação teórica que poderá fundamentar a importância do ensino da dança tradicional gaúcha na Educação Infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115713
Arquivos Descrição Formato
000956128.pdf (550.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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