Repositório Digital

A- A A+

Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre

.

Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Na EJA - a educação não se esgota em si mesma! : um estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre
Autor Pena, Sílvia Vanderlise Rodrigues
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Educação permanente
Resumo O presente trabalho pretende analisar a permanência de alguns alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Porto Alegre. Direciono esforços no sentido de compreender/ identificar os elementos que levam os alunos a continuar frequentando a escola, se com o passar do tempo eles continuam permanecendo na mesma totalidade. Para tal análise, utilizei-me de um Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia. Com essa intenção não me proponho a elaborar conclusões generalizantes ou definitivas sobre o tema, mas sim, direcionam esforços no sentido de conhecer os elementos que podem favorecer a continuidade destes na escola e aqueles que os afastam, atentando para as suas singularidades como indivíduos únicos e produtores de suas histórias. E como resultado posso dizer que os alunos permanecem na escola mesmo não conseguindo o avanço para as outras totalidades, devido aos objetivos urgentes (busca de emprego, melhoria salarial, reconhecimento social, término dos estudos, meio de sobrevivência, melhores condições de saúde). Esses alunos que persistem e seguem os estudos elaboram novas leituras para o espaço escolar e encontram motivações próprias para o alcance de seus objetivos, a escola, nesse caso é (re) significada por seus estudantes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/115716
Arquivos Descrição Formato
000956364.pdf (608.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.