Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorVasques, Elise Jacobipt_BR
dc.date.accessioned2015-05-05T01:58:24Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115774pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa situa-se no campo da educação, na área da alfabetização, e tem como principal objetivo refletir analiticamente sobre as aprendizagens na alfabetização construídas a partir de trabalhos em grupo em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. O referido estudo realizou-se na turma em que ocorreu o estágio obrigatório, no primeiro semestre do ano de 2014. A investigação é de abordagem qualitativa e caracteriza-se por ser um estudo de caso, realizado a partir de dois procedimentos metodológicos: encontros com grupo focal e análise documental das produções escritas da turma. Os conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky embasaram teoricamente as discussões sobre aprendizagem no trabalho em grupo; para abordar a alfabetização e as propriedades do sistema de escrita alfabética, utilizaram-se os estudos de Artur Morais. Após analisar as escritas, falas e desenhos das crianças, percebeu-se a importância do trabalho em grupo para a progressão dos alunos em relação à apropriação do sistema de escrita alfabética. O trabalho em grupo permitiu aos alunos a realização de produções coletivas visando não apenas a construção das aprendizagens sobre o sistema de escrita, como também promoveu significativas interações sociais, baseadas em relações de afeto e na conquista da autonomia, que tiveram efeitos na diminuição de conflitos entre os alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.title“Professora, como posso ensinar?” : estratégias de trabalho em grupo na progressão das aprendizagens do Sistema de Escrita Alfabéticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000956732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples