Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixotopt_BR
dc.contributor.authorCantú, Priscilapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-05T01:58:34Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115814pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho acadêmico se propõe a analisar a mediação de conflitos, conceituada como uma metodologia advinda de espaços não-escolares para resolução de conflitos, como uma ferramenta que auxilie as escolas na resoluções dos seus conflitos. A realidade das escolas foi, portanto, trazida para explicitação, e importantes elementos que modificam a sociedade atual, como a violência e suas demais facetas (como consumismo e individualismo, por exemplo) foram mostrados em uma relação direta com os conflitos existentes dentro e fora das escolas. Como a mediação está inserida em uma nova ideologia que vai contra a lógica da violência, aspectos da cultura de paz e não-violência também foram mostrados. A mediação de conflitos foi analisada a partir de um estudo de caso, que contou com a participação de duas escolas, onde foram realizadas entrevistas e questionários para suporte analítico. Por fim, percebeu-se que a mediação de conflitos enquanto ferramenta metodológica só é eficaz quando ela é posta em prática de maneira correta, segundo as teorias pesquisadas e que, frequentemente, os membros escolares acreditam estar fazendo mediação de conflitos quando, na verdade, o que ocorre é a imposição da vontade dos mesmos, o que também não soluciona o problema de maneira geral.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleMediação de conflitos : uma estratégia pedagógica? Estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000963613pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples