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Afeto não tem idade : uma contribuição do design visual à sensibilização dos pretendentes à adoção

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Afeto não tem idade : uma contribuição do design visual à sensibilização dos pretendentes à adoção

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Título Afeto não tem idade : uma contribuição do design visual à sensibilização dos pretendentes à adoção
Autor Uriartt, Simone Mello Pereira
Orientador Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Assunto Design gráfico
[en] Documentary
[en] Human-centered design
[en] Older child adoption
[en] Social design
Resumo Segundo o Conselho Nacional de Justiça, existem atualmente no Brasil 28.151 pretendentes à adoção no Cadastro Nacional de Adoção e 5.281 crianças e adolescentes aptos à adoção, indicando, assim, um descompasso entre o número de famílias prontas para receber uma criança em relação ao número de crianças e adolescentes aptos à adoção. A dificuldade em garantir o direito à convivência familiar e comunitária para essas crianças e adolescentes impulsionou a realização deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esse consiste no desenvolvimento de projeto em Design Visual para sensibilizar os pretendentes à adoção visando ampliar o perfil de criança desejada - adoção tardia. Por adoção tardia entende-se crianças que são adotadas a partir de dois anos de idade. A abordagem metodológica do trabalho se alinha a metodologias participativas, quando o designer se coloca em parceria com os envolvidos no contexto do desenvolvimento de projeto como o Human-Centered Design (HCD). A opção por esta abordagem deve-se ao fato de que o objetivo preconizado neste TCC, a sensibilização dos pretendetes à adoção, constitui-se em um problema, cuja natureza complexa demanda a inclusão e percepção de um maior número de pessoas envolvidas no processo: candidatos a adoção - pretendentes, psicólogos, pais adotivos convencionais e tardios, e especialistas na área. A primeira etapa (TCC1) incide na imersão no processo de adoção no Brasil através das pesquisas bibliográfica e de campo; da análise de dados adquiridos; e, da geração de alternativas. A segunda etapa (TCC2) implica na seleção das alternativas geradas anteriormente; produção de de dois filmes do gênero documentário; desenvolvimento de identidade visual; e, por fim, e detalhamento técnico do projeto visual. A proposta final engloba a produção de vídeos sobre adoção tardia como instrumento de sensibilização para divulgar junto aos pretendentes os aspectos do processo de adoção, como por exemplo as expectativas dos pais e o período de adaptação. O projeto “Adoção Tardia, afeto não tem idade” inclui website, peças gráficas de apoio e identidade visual dos vídeos que foram planejados na perspectiva de compor uma série enfocando diversos tópicos relacionados a esse tema.
Abstract According to the National Justice Council, there are currently in Brazil 28,151 applicants registered at the National Adoption List and 5,281 children and adolescents eligible for adoption, thereby indicating a mismatch between the number of families ready to receive a child in relation to the number of children and adolescents eligible for adoption. The difficulty of guaranteeing the right to family and community life for these children and adolescents led to this Course Graduation Project. This comprises the development of visual design project to sensitize the adoption applicants to enlarge their desired child’s profile - older child adoption (children older than two years). The methodological approach used aligns with participatory design, when the designer is placed in partnership with stakeholders in the context of project development known as Human-Centered Design (HCD). The choice of this approach is due to the fact that the recommended goal in this Course Graduation Project, to raise awareness between the adoption candidates, it is a problem of complex nature which demands the inclusion and perception of many people involved in the process: adoption applicants, psychologists, adoptive parents and social service experts. The first module (TCC1) focuses on immersion into adoption process in Brazil through the literature and field research; analyzing the acquired data; generating alternatives. The second module (TCC2) implies the selection of the alternatives previously generated; production of two documentaries films; development of visual identity; and finally, technical specification of the project. The proposal encompasses video production about older child adoption in order to increase awareness about aspects of the adoption process, for example, parents’ expectations and adjustment period. The Project “Late Adoption, age does not matter for affection“ includes website, graphic materials and visual identity for videos that were planned to compose a serie, addressing several topics related to this theme.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116084
Arquivos Descrição Formato
000955922.pdf (14.96Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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