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Educação física e inclusão escolar : experiência, formação de professores e práticas pedagógicas

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Educação física e inclusão escolar : experiência, formação de professores e práticas pedagógicas

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Título Educação física e inclusão escolar : experiência, formação de professores e práticas pedagógicas
Autor Santos, Daiane Pinto dos
Orientador Baptista, Cláudio Roberto
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação especial
Educação física adaptada
[en] School inclusion
Resumo Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas predominantes na prática pedagógica de professores de Educação Física que se dedicam às temáticas da inclusão escolar de alunos com deficiência. Além disso, pretendeu-se identificar quais são as percepções desses docentes acerca dessa prática e como tais ações podem favorecer a inclusão escolar. Pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com estudo bibliográfico acerca da temática da inclusão escolar, buscando conhecer as trajetórias do indivíduo com deficiência, historicidade da educação especial com predomínio recente da educação inclusiva, além de identificar as políticas públicas educacionais e dispositivos legais que regulamentam uma educação de qualidade para todos. Por meio de entrevista semi-estruturada, foram entrevistados dois professores de educação física que se constituiram como pesquisadores da área da educação especial, em função de terem dado continuidade à formação acadêmica (mestrado e doutorado) dedicando-se à temáticas do campo da educação especial: educação de surdos e autismo. Procurou-se investigar as origens de interesses pessoais e profissionais que evidenciam a articulação entre educação física e educação especial; possíveis elementos qualificadores da prática docente associados ao conhecimento de ambas as áreas; efeitos dessa articulação do ponto de vista das eventuais mudanças na ação docente do professor de educação física e da prática pedagógica na formação de professores. Conclui-se que a efetivação do processo de inclusão nas aulas de Educação Física, deve considerar que o desenvolvimento desses sujeitos ocorre através das individualidades, limitações, potencialidades e favorecer através da prática a socialiazação e cooperação com o grupo, oferecendo oportunidades equitativas a todos.
Abstract This study aims to analyze the predominant perspectives in pedagogical practice of physical education teachers who are dedicated to the theme of inclusion in schools with disabilities students. Furthermore, it was intended to identify what are the perceptions of these teachers about this practice and how such actions may favor school inclusion. The research began to study literature on the topic of school inclusion, seeking to know the trajectories of individuals with disabilities, the historicity of special education with the recent hegemony of inclusive education, and identify educational policies and legal provisions that regulating quality education for all. Through semi-structured interviews, two physical education teachers who were constituted as researchers in the field of special education due to continue academic education (masters and doctoral) and dedicated to the thematic field of special education were interviewed: deaf and autism education. We sought to investigate the origins of personal and professional that emphasizes the link between physical education and special education interests; possible qualifying elements of teaching practice associated with the knowledge of both areas; the effects of articulation from the viewpoint of possible changes in the teaching activities of the physical education teacher and teaching practice in teacher education. It is concluded that the to effectiveness of the inclusion process in Physical Education should consider that the development of these subjects occurs through individuals limitations and potentials. This process can be favoured through practice the socialization and cooperation with the group, offering equal opportunities to all.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116149
Arquivos Descrição Formato
000964673.pdf (408.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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