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Cinema e imaginário nacional : uma análise antropológica das representações da Argentina e do Brasil em seus filmes recentes de sucesso internacional

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Cinema e imaginário nacional : uma análise antropológica das representações da Argentina e do Brasil em seus filmes recentes de sucesso internacional

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Título Cinema e imaginário nacional : uma análise antropológica das representações da Argentina e do Brasil em seus filmes recentes de sucesso internacional
Autor Silva, Vitáli Marques Corrêa da
Orientador Oliven, Ruben George
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Antropologia
Argentina
Brasil
Cinematografia
Identidade nacional
Imaginário
Representação
[en] Cinema
[en] Identity
[en] National imaginary
Resumo Este estudo analisa a relação entre filmes argentinos e brasileiros de sucesso no exterior com o imaginário construído acerca desses países na contemporaneidade. Filmes produzidos na Argentina e no Brasil não raras vezes fazem sucesso em países do Norte, com premiações em festivais estrangeiros importantes. Essa posição expoente das indústrias cinematográficas serve como campo propício para o entendimento das representações nacionais a respeito de ambos os países. A suposição deste trabalho é a de que o conteúdo veiculado por filmes de maior abrangência assume uma posição de construção/reforço do imaginário desenvolvido sobre o Brasil e a Argentina a nível externo e interno. Logo, a questão central que se levanta é a de que forma os imaginários, as representações e as identidades nacionais desses países são estruturados e refletidos pelas criações cinematográficas de maior destaque. Afinal, de que se tratam esses imaginários, representações e identidades? Como eles operam, contemporaneamente, a partir do aporte da indústria cultural cinematográfica? A análise fílmica das narrativas permitirá a sistematização de características da representação nacional. Argumentamos que o modelo representacional brasileiro se assenta no exotismo, ao passo que a Argentina se insere de forma mais “cosmopolita”, considerando os parâmetros ocidentais.
Abstract This study examines the relationship between some Argentinean and Brazilian famous films and the imaginary currently built in these countries. Since movies produced in Argentina and Brazil are not rarely successful in the northern countries, getting awarded in important international festivals, the exponent position of these cinematographic industries can become a favorable field for the national representation understanding regarding both countries. This work assumes that the content conveyed by successful films has a relevant role both in the internal and external construction of the imaginary concerning Brazil and Argentina. Thus, the main issue is how these imaginaries, representations and national identities are structured and reflected by their most prominent cinematic creations. After all, what are these imaginaries, representations and identities? How do they work from the cinematic cultural industry contribution? The film analysis will allow the nation representation characteristic systematization. We state that the Brazilian representational model sits on exoticism while the Argentinean one is part of a more "cosmopolitan” form, considering the Western standards.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116325
Arquivos Descrição Formato
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