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A utilização dos best-sellers como objeto mediador na sala de aula : estudar literatura é estudar com prazer

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A utilização dos best-sellers como objeto mediador na sala de aula : estudar literatura é estudar com prazer

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Título A utilização dos best-sellers como objeto mediador na sala de aula : estudar literatura é estudar com prazer
Autor Völker, Lizbeth Karoline Mallet
Orientador Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Ensino e aprendizagem
Leitura e literatura
Mediação
[en] Best-seller
[en] Education
[en] Literary literacy
[en] Literature
[en] Mediation
Resumo Esta dissertação apresenta uma proposta de trabalho de literatura já colocada em prática em três turmas de 8ª série do Ensino Fundamental em uma escola particular de Porto Alegre. O principal objetivo da proposta é criar condições para o amadurecimento do jovem leitor, qualificando a leitura desse a partir de articulações entre as suas leituras feitas fora do ambiente escolar (os best-sellers) com os clássicos indicados pelo professor. Para isso, a sala de aula foi pensada como um espaço de pesquisa e, a partir dessa experiência, foi possível vislumbrar que a prática de letramento literário, se for fundada em projeto, tem grandes chances de ser eficaz. As atividades elaboradas foram divididas em quatro momentos: motivação, introdução, leitura e interpretação. Essas etapas e os seus resultados são discutidos e analisados. A experiência mostra como é possível, sim, trabalhar na formação de leitores, na ampliação de seu repertório e no desenvolvimento de sua capacidade crítica a partir das leituras espontaneamente feitas.
Abstract This dissertation proposes a literature work already acted in three groups of eighth-graders in a private school in Porto Alegre. The main objective of this proposal is to create conditions for the ripening of the young reader, qualifying the reading from joints between their readings outside (the best-sellers) school environment with the classics indicated by the teacher. For this, the classroom was conceived as a space of research and from that experience, it was possible to see that the practice of literary literacy, if founded in design, is likely to be effective. The elaborate activities were divided into four stages: motivation, introduction, reading and interpretation. These steps and their results are discussed and analyzed. Experience shows how it is possible to work on educating readers, to expand his repertoire and the development of critical skills from the readings made spontaneously.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/116460
Arquivos Descrição Formato
000964103.pdf (482.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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