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Práticas e políticas de atendimento ao jovem em conflito com a lei : estudo etnográfico em uma unidade de privação de liberdade

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Práticas e políticas de atendimento ao jovem em conflito com a lei : estudo etnográfico em uma unidade de privação de liberdade

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Título Práticas e políticas de atendimento ao jovem em conflito com a lei : estudo etnográfico em uma unidade de privação de liberdade
Autor Schneider, Sarine
Orientador Schuch, Patrice
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Estatuto da criança e do adolescente
Infância e juventude
Medidas socioeducativas
Trabalhadores
[en] Children and adolescents statute
[en] Children and youth
[en] Social and educative measures
[en] Workers
Resumo Este trabalho pretende compreender de que forma as políticas públicas voltadas para infância e juventude alcançam a prática de quem as executa e como produzem esses sujeitos. O foco do estudo é o trabalho de funcionários de uma unidade de internação de adolescentes em conflito com a lei implicados com a execução da medida socioeducativa, buscando visualizar suas determinadas racionalidades e pontos de vista e, pensar a lógica que as propulsionam. Além disso, o trabalho analisa os tensionamentos presentes nas interações dos trabalhadores como a cisão entre o “fazer” e o “pensar”, decorrente da separação do trabalho da equipe técnica e dos agentes socioeducadores. O estudo procura ainda apresentar o diálogo entre os princípios de justiça social que norteiam normativamente as práticas de intervenção e a realidade pesquisada.
Abstract This research intends to understand how the public politics for children and youth reachs the practice of those who execute them and how they produce these subjects. Therefore the focus of the study is the employees' work in a center of confinement of juvenile in conflict of the law involving with the accomplishment of the social and educative measure, looking for to visualize their certain racionalities and points of view to think the logic that impels them. Besides that, it analyzes the tensions in the workers’ interactions as the split between “make” and “think” resulted of a separation of the technical group and ‘socialeducators’ work.The study still plans to show the dialogue between the social justice principles that guide the intervention's practices and the researched reality.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116620
Arquivos Descrição Formato
000966471.pdf (713.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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