Repositório Digital

A- A A+

Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras

.

Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
Autor Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Oliveira, Geísa Gaiger de
Ruecker, Stan
Sato, Keiichi
Resumo No Brasil, apesar da importância do processo de gestão de design, o foco de investigação nesta área é bastante recente. Parte desses estudos são direcionados para grandes empresas de diferentes segmentos de mercado. Nesse contexto, a realização de pesquisas que visem compreender a situação das pequenas empresas brasileiras é particularmente oportuna devido aos incentivos governamentais para ajudá-las a tonarem-se mais inovadoras e produtivas. Este artigo apresenta os resultados de um projeto que visa identificar oportunidades de pesquisa de design para pequenas empresas que podem orientar o desenvolvimento de novas políticas e investimentos do Governo Brasileiro e da Academia. O artigo foi baseado em dados coletados em entrevistas com especialistas em design. As oportunidades identificadas estabeleceram uma referência para a concepção de uma estrutura de gerenciamento de projeto a ser validado em pequenas empresas. A estrutura proposta inclui a análise de desempenho de valor, as inovações nas práticas de gestão, e novas abordagens para o trabalho em equipe multidisciplinar. O desafio de investigar a aplicabilidade dos resultados da pesquisa apresentados neste artigo pode orientar o desenvolvimento de projetos futuros e têm implicações para mudanças na política, tanto por parte das empresas quanto pela academia.
Abstract In Brazil, despite of the importance of the design management process, the focus of research in this area is quite recent. Additional research aimed at understanding the situation of Brazilian small companies is particularly timely because there have been many new governmental incentives to help them become more innovative and productive. Our project aims at identifying design research opportunities for small companies that can guide the development of further policies and investments of the Brazilian Government, Academia and the small companies themselves. This article was based on data collected in interviews with experts in design. The opportunities identified establish a reference for the conception of a design management framework to be validated in small companies. The proposed framework includes performance of value analysis, innovations in management practices, and new approaches to multidisciplinary teamwork. The goal is related to ‘how’ to have successful products in a given market. The challenge of investigating the applicability of the results of research identified in this article may guide the development of future projects and have implications for changes in policy, both by companies and by the academy.
Contido em Design & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. n. 5 (2013), p. 24-34
Assunto Competitividade
Design : Gerenciamento
Gestão do design
Micro e pequenas empresas
[en] Competitiveness
[en] Design management
[en] Small companies
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/117034
Arquivos Descrição Formato
000966904.pdf (966.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.