O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais
dc.contributor.advisor | Abreu, Sabrina Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Raquel Aquino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117496 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, este trabalho espera indicar, com base nos critérios morfológicos, sintáticos e semânticos de descrição linguística da língua portuguesa nos verbetes gramaticais, o dicionário escolar mais adequado para ser usado como material paradidático em aulas de português que englobem esses conhecimentos gramaticais. Para tanto, este trabalho apresenta um pequeno histórico da lexicografia e do dicionário, a estrutura e os tipos de dicionário, o processo avaliatório do PNLD e os critérios de classificação gramatical. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Classe de palavras | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Classe de palavras | pt_BR |
dc.subject | Dicionário escolar | pt_BR |
dc.title | O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966245 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License