Repositório Digital

A- A A+

Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor

.

Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor
Autor Saucedo, Marilda Mena Barreto Silva
Orientador Lacerda, Rosália Procasko
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Aluno
Curiosidade
Educação integral
Ensino fundamental
Iniciação científica
Resumo O presente estudo propõe-se a constatar a relevância do trabalho pedagógico na supremação da curiosidade ingênua do estudante para a curiosidade epistemológica nos projetos de Iniciação Científica do ensino fundamental, na Ação Teórico Metodológica Trajetórias Criativas. O estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa que usou como metodologia a observação direta e entrevistas com duas professoras/orientadoras e quatro estudantes/pesquisadores. O referencial teórico adotado foi a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que assegura que sem curiosidade não existe conhecimento. Constatou-se que a conduta do professor/orientador respaldada na sustentação solidária e na pedagogia da pergunta são fundamentais para que o aluno transpasse o conhecimento ingênuo em direção ao conhecimento epistemológico. As estratégias de ação adotadas pelos professores a partir das reuniões de planejamento conjunto são fundamentais na condução do pensamento do aluno/pesquisador, e também na análise de cada orientando, tanto no desenvolvimento cognitivo e intelectual, quanto no processo de amadurecimento e, portanto pode-se perceber a autoria e a autonomia do adolescente na construção do seu conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117529
Arquivos Descrição Formato
000966822.pdf (164.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.