Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTitton, Maria Beatriz Pauperiopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Dânia Carenine dapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117548pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa gestão democrática na escola pública e sua influência na implementação da proposta de Educação Integral. O enfoque é especificamente na implantação e execução da proposta de Educação Integral em duas escolas do município de Esteio, CMEB Alberto Pasqualini e CMEB Paulo Freire, onde a primeira implantou a proposta após muitos anos de existência e a segunda foi criada para este propósito. Procurei estudar a gestão democrática com base nos estudos de Lück e a Educação Integral, baseada nos documentos oficiais, bem como nos estudos de Moll, Pacheco, Padilha e Titton. O artigo tem como orientação metodológica a abordagem da pesquisa qualitativa, baseada a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O texto apresenta a análise da implantação da Educação Integral nestas duas escolas citadas, bem como questiona se a prática realizada é considerada Educação Integral ou ampliação de jornada, turno integral. Destaca também a importância de uma gestão democrática para o sucesso desta proposta, que deve estar baseada no diálogo, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Desenvolver ações que democratizem a gestão da escola não é tarefa fácil, é necessário pensar ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleGestão escolar e sua influência na implementação da proposta de educação integralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966949pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples