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Análise de corredores prioritários ao ônibus : panorama mundial, clusterização, seleção de variáveis relevantes e relação entre variáveis

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Análise de corredores prioritários ao ônibus : panorama mundial, clusterização, seleção de variáveis relevantes e relação entre variáveis

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Título Análise de corredores prioritários ao ônibus : panorama mundial, clusterização, seleção de variáveis relevantes e relação entre variáveis
Autor Silva, Cristina Albuquerque Moreira da
Orientador Lindau, Luis Antonio
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Ônibus
Transporte coletivo urbano
[en] BHLS
[en] BRT
[en] Bus priority corridors
Resumo A prioridade aos sistema de transporte coletivo por ônibus gera inúmeros benefícios operacionais, como menores tempos de viagem, velocidades operacionais mais elevadas, proporcionando, também, melhores condições aos usuários nos seus deslocamentos. Apresenta-se uma caracterização geral de 374 corredores prioritários ao ônibus, incluindo sistemas BRT (Bus Rapid Transit), BHLS (Bus with High Level of Service) e corredores com segregação viária. Análises de clusterização foram usadas para encontrar similaridades entre os diferentes corredores e resultaram na formação de quatro grupos. Verificou-se que as dez características com maior influência para a formação dos agrupamentos consistem de características físicas e operacionais dos corredores. Foi possível identificar características próprias para cada um dos clusters. Para entender o impacto de diferentes elementos de projeto e desempenho dos corredores na velocidade operacional realizou-se análises de relação entre variáveis.
Abstract The priority of public transport, more specifically bus systems, generates numerous operational benefits, such as lower travel times, higher operating speeds, as well as offering better conditions for users. A general characterization of the 374 bus priority corridors is presented, including BRT systems (Bus Rapid Transit), BHLS (Bus with High Level of Service) and segregated bus priority corridors. Clustering analyses was used to find out similarities between the different corridors and resulted in the formation of four groups. It was found that the ten most influential characteristics for the formation of the 4 groups consisted of physical and operational characteristics of the corridors. It was possible to identify set of characteristics for each one of the clusters. Relationship between the variables was used to understand the impact of different design elements and performance of bus priority corridors in terms of operational speed.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/118857
Arquivos Descrição Formato
000968074.pdf (2.431Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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