Repositório Digital

A- A A+

Phosphorus and root distribution and corn growth as related to long-term tillage systems and fertilizer placement

.

Phosphorus and root distribution and corn growth as related to long-term tillage systems and fertilizer placement

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Phosphorus and root distribution and corn growth as related to long-term tillage systems and fertilizer placement
Outro título Distribuição de fósforo e raízes e crescimento do milho em sistemas de manejo do solo e modos de aplicação de fertilizante no longo prazo
Autor Costa, Sérgio Ely Valadão Gigante de Andrade
Souza, Edicarlos Damacena de
Anghinoni, Ibanor
Flores, João Paulo Cassol
Cao, Eduardo Giacomelli
Holzschuh, Marquel Jonas
Abstract Soil and fertilizer management during cultivation can affect crop productivity and profitability. Long-term experiments are therefore necessary to determine the dynamics of nutrient and root distribution as related to soil profile, as well as the effects on nutrient uptake and crop growth. An 18-year experiment was conducted at the Federal University of Rio Grande do Sul State (UFRGS), in Eldorado do Sul, Brazil, on Rhodic Paleudult soil. Black oat and vetch were planted in the winter and corn in the summer. The soil management methods were conventional, involving no-tillage and strip tillage techniques and broadcast, rowand strip-applied fertilizer placement (triple superphosphate). Available P (Mehlich-1) and root distribution were determined in soil monoliths during the corn grain filling period. Corn shoot dry matter production and P accumulation during the 2006/2007 growing season were determined and the efficiency of P utilization calculated. Regardless of the degree of soil mobilization, P and roots were accumulated in the fertilized zone with time, mainly in the surface layer (0– 10 cm). Root distribution followed P distribution for all tillage systems and fertilizer treatments. Under no-tillage, independent of the fertilizer placement, the corn plants developed more roots than in the other tillage systems. Although soil tillage systems and fertilizer treatments affected P and root distribution throughout the soil profile, as well as P absorption and corn growth, the efficiency of P utilization was not affected.
Resumo O manejo do solo e de fertilizantes ao longo do tempo de cultivo pode contribuir para o rendimento e lucratividade das lavouras. Há, então, a necessidade de se ter e avaliar experimentos de longo prazo para que se consiga entender a dinâmica da distribuição de nutrientes e raízes no perfil do solo e seu efeito na absorção de nutrientes e no crescimento e desenvolvimento da cultura. Foi utilizado um experimento de 18 anos de duração em um Argissolo localizado na Estação Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no município de Eldorado do Sul, com a sucessão de milho no verão e aveia-preta consorciada com azevém no inverno, sob manejos de solos e modos de aplicação de fertilizantes. Os manejos de solo foram o convencional, plantio direto e cultivo em faixas, e a fertilização fosfatada (superfosfato triplo) foi a lanço, em linha e em faixas. A distribuição do P disponível (Mehlich-1) e das raízes de milho no perfil do solo foi avaliada pela coleta de monólitos de solo no período de enchimento de grãos do milho; a produção da parte aérea seca do milho e o acúmulo de P da safra de 2006/2007 foram determinados, sendo calculada a eficiência de utilização de P. Independentemente do grau de mobilização do solo, o P e as raízes acumularam-se ao longo do tempo na zona fertilizada, principalmente na camada de 0– 10 cm. A distribuição de raízes seguiu a distribuição de P, independentemente do manejo de solo e do modo de aplicação do fertilizante fosfatado. No sistema plantio direto, qualquer modo de aplicação de P, o milho apresentou quantidade maior de raízes em relação aos demais manejos. Embora o manejo do solo e os modos de aplicação de P tenham alterado a distribuição do nutriente e das raízes de milho no perfil do solo, a absorção de P e o crescimento do milho, bem como a eficiência de utilização do nutriente pelo milho, não foram influenciados.
Contido em Revista brasileira de ciencia do solo. Viçosa. Vol. 33, n. 5 (set./out. 2009), p. 1237-1247
Assunto Adubacao
Manejo do solo
Milho
[en] P fertilization
[en] Soil tillage
[en] Utilization efficiency
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/119171
Arquivos Descrição Formato
000953595.pdf (932.9Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.