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Criação de valor na cadeia de valor das micro e pequenas empresas (MPEs) peruanas de alimentos funcionais : casos arequipenhos

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Criação de valor na cadeia de valor das micro e pequenas empresas (MPEs) peruanas de alimentos funcionais : casos arequipenhos

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Título Criação de valor na cadeia de valor das micro e pequenas empresas (MPEs) peruanas de alimentos funcionais : casos arequipenhos
Autor Delgado, Grethel Teresa Choque
Orientador Pedrozo, Eugenio Avila
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Agronegócios
Cadeia de valor : Criação de valor : Estratégia empresarial
Gestão da inovação
Gestão da produção
Micro e pequenas empresas
[en] Creation of value
[en] Functional foods
[en] Innovation
[en] Micro and small food companies
[en] Strategy
Resumo Frente ao fenômeno da globalização e a crise econômica, as MPEs de alimentos no Peru foram obrigadas a procurar novas soluções para crescer e manter-se no mercado. Uma dessas soluções é a adoção de estratégias de inovação que se baseiam no desenvolvimento de novos produtos alimentícios com propriedades funcionais, ou seja, que beneficiam a saúde dos consumidores. Esta é uma característica diferencial que faz com que a MPE possa atingir uma vantagem competitiva no mercado. A presente pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, tem por objetivo central analisar os fatores que influenciam o processo de inovação em três MPEs de alimentos em Arequipa no Peru. Tais fatores foram avaliados dentro de seus ambientes internos (capacidades, recursos e competências essenciais) e em seus ambientes externos, como nos relacionamentos com os fornecedores, seus canais de distribuição e seus clientes. Os resultados apontam que as três MPEs em estudo, Delicias, Galletera e Silvia, desenvolveram alimentos inovadores baseados na diferenciação, usando produtos locais, através da incorporação de matérias-primas e insumos de caráter funcional, que beneficiam a saúde do consumidor e promovem a produção de recursos locais oriundos da região.
Abstract Facing the phenomenon of the globalization and the economic crisis, the micro and small food companies of Peru have been obliged to look for new solutions to grow and to remain in the market. One of these solutions is the adoption of innovative strategies based on the development of new functional products, which benefit the consumers’ health. This distinguishing characteristic allows the micro and small company to reach a competitive advantage in the market. The present exploratory research is developed through case studies whose objective is to analyze the factors that influence the process of innovation in three micro and small food companies in Arequipa, Peru. Such factors were evaluated in their internal environment (core competences, resources and abilities) and in their external environment, as the relationships with their suppliers, their distribution channels and their customers. This study concludes that the three evaluated micro and small companies Delicias, Galletera and Silvia developed innovative foods through differentiation, incorporating raw materials and other substances of functional character that benefit the consumers’ health and promote the production of native local resources of the region.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/12063
Arquivos Descrição Formato
000621107.pdf (1.015Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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