Repositório Digital

A- A A+

Produção rural em unidades de conservação : a situação da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, RS

.

Produção rural em unidades de conservação : a situação da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Produção rural em unidades de conservação : a situação da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, RS
Autor Aydos, Beatriz Barros
Orientador Guerra, Teresinha
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (RS)
Percepcao ambiental
Produtor rural
Resumo A Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Tem como principal objetivo a proteção do complexo de banhados (áreas úmidas) do Banhado Grande. A implantação de Unidades de Conservação é uma estratégia para proteção da natureza, mas muitas vezes não garante sua efetiva preservação, que depende diretamente das ações e comportamentos das comunidades que habitam no interior ou entorno desses espaços. Por isso, o objetivo desse trabalho foi identificar o conhecimento e relação dos produtores rurais com a APA do Banhado Grande através da realização de entrevistas. Foram entrevistadas 49 famílias de quatro comunidades. Desses, 83,7% sabem o que são Áreas Protegidas e 73,5% dos entrevistados já ouviram falar da APA do Banhado Grande. A conservação da fauna foi mencionada por 44,9% dos entrevistados como principal motivo para a importância das áreas protegidas. Além disso, 26,5% dos entrevistados reconhecem a existência de desvantagens das Unidades de Conservação, principalmente a diminuição da área produtiva e a ocorrência de animais que comem as plantações. Os principais problemas apontados pelos entrevistados quanto à APA do Banhado Grande foram a falta de informações sobre a UC, o uso de agrotóxicos, a caça e a pesca e queimadas eventuais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122196
Arquivos Descrição Formato
000971046.pdf (926.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.