Repositório Digital

A- A A+

Arquivos da tradição: uma reflexão crítica sobre os estudos de contexto arquivístico – o caso FIGTF

.

Arquivos da tradição: uma reflexão crítica sobre os estudos de contexto arquivístico – o caso FIGTF

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arquivos da tradição: uma reflexão crítica sobre os estudos de contexto arquivístico – o caso FIGTF
Outro título Archivos de la tradición : una reflexión crítica acerca de los estudios de contexto archivístico - el caso FIGTF
Autor Cougo Júnior, Francisco Alcides
Orientador Enríquez Vivar, Jorge Eduardo
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Arquivo público
Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.
[es] Archivos públicos
[es] Estúdios de contexto
[es] Tradicionalismo
Resumo O presente trabalho discute os procedimentos teórico-metodológicos referentes aos chamados estudos de contexto arquivístico, baseando-se na investigação sobre as origens, o desenvolvimento, os marcos legais e as atividades desenvolvidas pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Ao longo de dois capítulos, este trabalho enfoca a ideia de que os estudos de contexto arquivístico – se tomados pelos parâmetros clássicos da Arquivologia – incorrem no risco de não refletir a história e nem mesmo as atividades do órgão produtor/acumulador de documentos. O trabalho aborda, também, os meandros de produção/acumulação documental da FIGTF, órgão público que tem servido de abrigo aos ideais do Tradicionalismo Gaúcho ao longo de mais de quarenta anos.
Abstract En este trabajo se analizan los procedimientos teóricos y metodológicos del llamado estudio de contexto archivístico, utilizando como fruto de investigación los orígenes, el desarrollo, los marcos jurídicos y las actividades de la Fundación Instituto Gaúcho de Tradición y Folklore. Em los dos capítulos el trabajo se centra en la idea de que el estudio del contexto archivístico - si se toma por los parámetros clásicos de la archivística - corre el riesgo de no reflejar la historia e incluso las actividades del órgano productor/acumulador de documentos. La investigación analiza también las complejidades de la producción/acumulación documental de FIGTF, órgano público que ha servido de refugio a los ideales de Tradicionalismo Gaucho a lo largo de más de cuarenta años.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122515
Arquivos Descrição Formato
000971191.pdf (703.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.