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O processo de formação da cultura organizacional de um serviço de atenção à saúde : a municipalização Centro de Saúde Santa Marta

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O processo de formação da cultura organizacional de um serviço de atenção à saúde : a municipalização Centro de Saúde Santa Marta

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Título O processo de formação da cultura organizacional de um serviço de atenção à saúde : a municipalização Centro de Saúde Santa Marta
Autor Caccia, Rita Schmitt
Orientador Cavedon, Neusa Rolita
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.
Assunto Cultura organizacional
Gestão : Saúde
Políticas públicas de saúde
Sistema Único de Saúde (SUS)
[en] Brazilian public health system
[en] Culture
[en] Decentralization
[en] Humanizing
[en] Organizational culture
Resumo Este estudo objetiva descrever a cultura organizacional do Centro de Saúde (CS) Santa Marta de Porto Alegre e seu processo de formação antes, durante e após a implementação da gestão plena do Sistema Único de Saúde (SUS). Descreveram-se as diferentes percepções dos servidores sobre as ações de saúde praticadas no CS Santa Marta e as práticas administrativas implementadas no cotidiano. Por meio da análise compreensiva dos depoimentos, identificaram -se os elementos simbólicos da cultura organizacional. Verificou-se também a homogeneidade e heterogeneidade do objeto de estudo. Foram entrevistados 14 servidores em cargo de coordenação no período de 13 de setembro de 2006 a 10 de outubro de 2006, tendo como pontos norteadores a representatividade individual dos coordenadores, o trabalho de suas equipes, as suas percepções e o grau de satisfação e insatisfação. Além disso, questionários elaborados com questões abertas foram distribuídos aos funcionários e depoimentos isolados e espontâneos foram tomados no decorrer da pesquisa. O objetivo delineado neste trabalho permitiu a identificação dos seguintes elementos presentes nas falas dos servidores do C.S. Santa Marta: a figura do herói, valores traduzidos como competência, eficiência, comprometimento, orgulho, cooperação, criatividade e integração intra-grupos. Nas relações inter-grupos verificou-se elementos de diferenciação e fragmentação. Estes resultados indicam que a cultura organizacional do Santa Marta está em processo de transformação e que este processo não só é lento como bastante complexo. Fazer previsões ou controlar a mudança da cultura é uma tarefa complicada. O que se pode fazer é monitorar o processo através de pesquisas constantes a fim de que a instituição possa manter-se aberta aos anseios, pensamentos e sentimentos de seus funcionários.
Abstract This final thesis aims to describe the organizational culture of the “Centro de Saúde Santa Marta” (Santa Marta Health Center) in Porto Alegre city along the process of “Sistema Único de Saúde (SUS)” (Brazilian Public Health System) implementation in Brazil. Different perceptions of the civil servants’ actions and administrative practices were described. The symbolic elements of Santa Marta Health Center organizational culture were identified through a comprehensive analysis of the civil servants’ testimonials. A number of 14 civil servants in coordination positions were interviewed between September 13 to October 10, 2006. The main questions applied were about the perceptions of their performances and the performances of their teams, including the satisfaction degree with their careers. Besides the questionnaires with opened questions distributed to servants, isolated volunteered testimonials were obtained during the investigation. The objective pursued in this work permited the identification of the following elements presented in the Santa Marta Health Center civils servents´ speechs: the hero figure, values taken as competence, efficiency, engagement, proud, cooperation, criativity and integration into groups. In the relationships between different groups, it was identified strong differences and fragmentations. These results appointed that the organizational culture in Santa Marta Health Center has been facing a slow and complex process. It is assumed in this work that the identification of this process is very complicated. So it is very important to assess constantly the process of the modification of a health center organizational culture in order to identify the hopes, thoughts and feelings of its civil servants.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12308
Arquivos Descrição Formato
000567386.pdf (485.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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