Repositório Digital

A- A A+

Satisfação da população em relação à implantação do PSF no município de Caibaté

.

Satisfação da população em relação à implantação do PSF no município de Caibaté

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Satisfação da população em relação à implantação do PSF no município de Caibaté
Autor Copetti, Risane Friederichs
Orientador Fonseca, Marcelo Jacques
Data 2004
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização de Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços de Saúde.
Assunto Caibaté (RS)
Programa de Saúde da Família (PSF).
Saúde pública
Resumo O presente estudo consiste em uma avaliação descritiva quantitativa de satisfação de usuários em relação a A implementação do Programa de Saúde & FamíliaPSF do municipio de Caibaté/Rs. O primeiro momento do estudo, fase exploratória qualitativa, foi realizado com a equipe de saúde da familia e Agentes Comunitários de Saúde, o qual permitiu construir um instrumento de pesquisa adequado,possibilitando identificar as variaveis e os problemas chaves. O segundo momento do estudo, foi utilizado o grupo de foco, " Usuarios"do SUS de diferentes micro-áreas, o qual permitiu avaliar a satisfação das mesmas em relação implantação do PSF nas dimensões relacional, orgacional e profissional. No terceiro momento foi aplicado a pesquisa quantitativa pelos Agentes Comunitários de saúde aos usuários do programa de saúde da familia distribuído nas 12 micro-áreas em 3% da população do município constituído em 152 instrumentos. Foi utilizado o metodo de amostra não probilistica, por cunveníência por abordagem dos respondentes do sistema de saúde junto as micro-áreas de cobertura dos PSFs. Segundo Malhotra (2001) a Amostragem por conveniência é rirna técnica de amostragem não probabilística que procura obter uma amostra de elementos convenientes. A seleção das unidades amostras é deixada a cargo do entrevistador". Para mensurarmos a satisfação do usuário, foi utilizada uma escala de cinco pontos que vai de 1 - Totalmente Insatisfeito, 2 - Insatisfeito, 3 - Neutro, 4 - Satisfeito, 5 - Totalmente Satisfeito, conforme citado por Bateson e Hofnnann (2001, p. 323) mencionam ainda que as medidas de satisfação dos usuários são obtidas por medidas diretas e indiretas. Medidas indiretas de satisfação dos usuários incluem rastrear e monitorar as reclamações de usuários. Empresas que se baseiam em medidas indiretas de satisfação dos usuarios estão adotando uma abordagem passiva para determinar se as percepções dos usuarios estão atendendo ou excedendo suas expectativas. Convém ressaltar que a pesquisa proporcionam avaliar a satisfação da população em relação ao desempenho das equipes do PSF, dos serviços prestados, e da organização dos serviços, bem como da implantação dos programas e ações no sistema municipal de saúde de Caibaté.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12361
Arquivos Descrição Formato
000431371.pdf (8.506Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.